Posted in

Obrigações do Jogador ao entregar o cartão do jogo

Olá Golfistas,

Nas minhas arbitragens de torneios de golfe tenho notado que boa parte dos jogadores tem certa dificuldade em entender suas obrigações ao entregar o seu cartão de jogo (scorecard). Também não entendem quais são as responsabilidades da comissão do torneio, quando se trata de registro dos resultados.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Vamos abordar estes tópicos.

Em uma competição Stroke Play, o jogador é obrigado a entregar o seu cartão:

  • conferindo o que foi assinalado, buraco a buraco;
  • garantindo que o cartão tenha sua assinatura e a assinatura do seu marcador;
  • conferindo se seu handicap está correto e escrito no cartão.

Estas obrigações estão claras na regra 6.6b (Assinatura e Entrega do Cartão de Escores)

Depois de terminada a volta, o competidor deve conferir seu escore para cada buraco e esclarecer quaisquer pontos duvidosos com a Comissão. Ele deve se assegurar que o marcador (ou marcadores) tenham assinado seu cartão, assiná-lo também e entregá-lo à Comissão, o mais rápido possível.

E na regra 6.2b (Handicap em Jogo por tacadas):

Em qualquer volta de uma competição com handicap, o competidor deve, obrigatoriamente, se certificar de que o seu handicap está indicado no cartão antes de entregá-lo à Comissão. Se não houver registro do handicap no cartão antes deste ser entregue (Regra 6-6b), ou se o handicap indicado for superior ao que o competidor tem direito e este fato alterar o número de tacadas a receber, ele será desclassificado da competição com handicap; caso contrário, o escore será válido.

Não é obrigação do jogador, e sim da comissão, efetuar a soma dos resultados de cada buraco, para determinar o total gross e subtrair o handicap para determinar o total net.

Note que se o jogador assinalar um buraco com valor inferior ao que ele jogou, o mesmo será desclassificado da competição. Caso ele assinale um valor superior ao que ele jogou, este valor será usado.

Note também que, mesmo o cartão sendo entregue ao jogador pela comissão, antes do início da competição, com o seu handicap impresso, é de obrigação do jogador verificar se este handicap está correto.

Se ele devolver o cartão com o handicap errado (superior ao real), será desclassificado (Decisão 6-2b/3.5).

Até a próxima,
J. Nabuco

Compartilhe: