
Foto: Thais Pastor
Mesmo jogando três bolas para fora de campo, Tomas Afonso Ribeiro, de 13 anos, assumiu a liderança isolada do 5º Terravista Open de Golf, segundo dos dois torneios do Golf e Música, que começou a ser jogado nesta quinta-feira no Terravista Golf Course, em Trancoso, na Bahia. Este é o segundo dos dois torneios do Golfe e Música, disputados paralelamente ao festival internacional Música em Trancoso. Os dois eventos terminam neste sábado.
Tomas, campeão brasileiro até 13 anos de 2015, que mora no Terravista, mas defende o Terras de São José GC, de Itu (SP), jogou 80 tacadas para abrir duas tacadas de vantagem sobre Alberto Marques Filho, da Associação Esportiva São José, que venceu o 4º Terravista Amador, no último domingo, e Paulo Armani, que ganhou o Terravista Amador do ano passado. Sergio Araújo vem a seguir, com 90, enquanto o austríaco Reinold Geiger, presidente da L’Occitane em Provence, patrocinador Máster dos torneios de golfe e do Festival de Música, vem em quinto lugar, empatado com o francês Bruno Tariant, ex-presidente da Federação Baiana e Capixaba de Golfe, que hoje mora no México.

Foto: Thais Pastor
Na classificação entre os jogadores de handicap índex até 15,9, as posições se invertem, Alberto Marques Filho em primeiro, com 70 tacadas, seguido de Tomas Afonso, com 73; Paulo Armani, com 74; e Reinold Geiger e Sergio Araujo, com 75. Na 16 a 21,9, disputada no sistema stableford, Gilberto Caiuby Fischel lidera com 40 pontos, seguido por Ricardo Antônio Pereira, com 38; Eduardo Príncipe, campeão do torneio em 2015, com 33; e José Sergio Corradi, com 33.
Na 22 a 32, Adilson Ramos, presidente da Federação Baiana e Capixaba de Golfe, lidera com 39 pontos, seguido por Daniel Hiroyuki Murata, com 37; Laércio Vasconcelos, com 36; e Alex Notter e Luiz Caiuby, com 33. Murata, que joga no Caxangá, de Recife, fez um hole-in-one no buraco 11, seu segundo do dia, onde bateu uma madeira 3 para embocar de primeira de 170 jardas, com a bola dando apenas um salto pára a frente ante de desaparecer no buraco. Murata jogo golfe há apenas dois anos.
Na categoria feminina única, stableford, Denise Santos lidera com 38 pontos, seguida por Marina Leo, com 37; Adriana Mentone Cabernite, com 36; Rosangela de Cássia Teixeira, com 36; Florinda Barreto, com 3; e Karen Notter, com 33. O torneio que reúne o recorde de 102 jogadores tem também recorde de participação feminina, com 15 jogadoras em campo.
O 5º L’Occitane Open de Golf tem patrocínio Máster da L’Occitane em Provence, com apoio da Bell Aviation; Clé, do grupo Chenue; Club Med; Terravista; Federação Baiana e Capixaba de Golfe; e Confederação Brasileira de Golfe. No total, os dois eventos reuniram mais de 160 jogadores para cinco dias de competição e dois de treino, também recorde do evento.

