Posted in

Há penalidade se o golfista utilizar a parte traseira do taco para uma jogada?

Foto: Luiz Amaral
Foto: Luiz Amaral

Pergunta do leitor e golfista amador Felipe Miwa;

Gostaria de saber sobre a proibição ou não de se utilizar a parte traseira do taco e se todos estão inclusos na regra.

Resposta:

Caro Felipe, para responder à sua pergunta, vamos ver analisar a Regra 14-1, que define como a bola deve ser batida, para ser considerada válida:

14-1 – Bola a Ser Batida

A bola deve ser batida legitimamente e com a cabeça do taco e não pode ser empurrada, arrastada ou levada pelo taco como uma colher.

Isso quer dizer que qualquer parte da cabeça do taco é cabeça do taco, logo a batida é válida, e esta regra cobre qualquer taco.

Para reforçar esta interpretação, veja a Decisão que fala sobre este assunto:

Decisão 14-1/1 – Executar tacada com parte posterior da cabeça do taco

  1. – Um jogador pode executar uma tacada de canhoto com a parte posterior da cabeça de um taco para destros?
  2. – Sim. Um jogador pode executar uma tacada com qualquer parte da cabeça do taco, desde que a bola seja batida de modo apropriado (Regra 14-1) e que o taco esteja conforme a Regra 4-1.

Abs,

  1. Nabuco