No dia 4 de agosto, um grupo composto por seis golfistas do Cocó Golfe Clube, de Fortaleza, no Ceará, foi recebido em audiência pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, com a presença também de
Paulo Lira, gestor do Parque do Cocó.
As conclusões e providências decorrentes da audiência foram muito imporantes para o golfe cearense e o desenvolvimento do esporte.
– Iluminação de uma área do Parque do Cocó, entre a Areninha e a estrada interna, com o objetivo de ampliar a segurança dos usuários, inibir comportamentos inadequados e facilitar a prática de esportes no período noturno. O Secretário concorda que a iluminação se torna necessária e vai encaminhar o assunto à prefeitura municipal, responsável pela iluminação pública. Como alternativa a própria administração do Parque resolverá o problema com postes de madeira como os existentes ao longo da estrada interna ao lado do campo.
– Possibilidade de incluir um campo de golfe no projeto de recuperação do Parque da Maraponga, nos moldes do existente no Parque Cocó. Seria o primeiro campo público efetivamente na periferia urbana, uma estratégia importante para a democratização de um esporte. E a Maraponga foi o cenário do primeiro campo de golfe no Ceará, o Campo dos Ingleses. O Parque da Maraponga está sendo reformado pelo Estado mas pertence ao município de Fortaleza. Será providenciado um levantamento fotográfico mediante drone (Gil) para ser analisada a possibilidade de localização do campo na área. Também serão mantidos contatos pela SEMA com a Prefeitura, mantenedora do Parque. O Secretário indicou outras áreas que poderão sediar campos de golfe semelhantes ao do Cocó: Tancredo Neves, São João do Tauape, Parque Adhail Barreto. As áreas serão visitadas por golfistas do Clube e o Gestor do Parque.
– Projeto de lei com objetivo de garantir a sustentabilidade da área esportiva no Parque do Cocó incluindo o campo de golfe. A proposta foi aceita e será viabilizada mediante encaminhamento na área legislativa. O Secretário solicitou subsídios sobre o assunto de outras unidades da Federação.
– “Virada esportiva” com a participação de todas as modalidades praticadas no Parque. A proposta foi aceita pelo Secretário e a data será marcada de comum acordo. O Cocó Golfe Clube apresentará um projeto sobre a “Virada Esportiva”.
– SEMA no “Golfe para Todos”.Ao receber uma bola de golfe com a data da audiência, o Secretário Artur Bruno confirmou a participação pessoal e de mais 17 servidores no torneio “Golfe para Todos”’no dia 29 de agosto, no campo do Parque do Cocó.
Participaram do encontro pelo Cocó Golfe Clube, os golfistas Antenor Naspolini, Eliane Lemos, Gilderian de Souza
Nonato Cunha, Francisco Nivaldo Souza, Edmea Queiroz Fraga e Sueli dos Santos Arraes.