O gaúcho Tiago Silva é o campeão da etapa final do CBG Pro Tour – Circuito Brasileiro de Golfe 2015, que foi disputada no Clube de Campo de São Paulo, na Zona Sul da capital paulista. Chuva e raios interromperam o jogo e fizeram a rodada final ser cancelada, e valeram os resultados das duas primeiras rodadas.
Essa é a segunda vitória de Silva na série de campeonatos profissionais da Confederação Brasileira de Golfe – no ano passado, ele venceu a etapa do Paraná. “Estou muito feliz. É muito bom terminar o ano com uma vitória”, diz ele, que totalizou 138 tacadas (parciais de 71/67).
Dois competidores ficaram empatados em segundo lugar, ambos com 139: o paulista Rogério Bernardo (70/69) e o gaúcho Rafael Barcellos (69/70). Bernardo liderava o torneio com quatro tacadas de vantagem quando a rodada foi interrompida, para depois ser cancelada. “São Pedro não deixou terminar o jogo, mas mesmo assim estou muito feliz em ser vice-campeão”, disse.
Terminar empatado em segundo lugar garantiu a Barcellos a liderança do ranking brasileiro profissional em 2015. “Não comecei o ano jogando muito bem, mas treinei muito e os resultados apareceram”, disse ele, que foi campeão da etapa Brasília do CBG Pro Tour e terceiro colocado no Paraná. Ele fez também parte do time brasileiro que foi medalha de prata na estreia do golfe nos Jogos Mundiais Militares, na Coréia do Sul.
O quarto colocado do torneio foi o carioca Alfredo Coelho, com 140 (70/70), seguido por dois competidores com 141, o boliviano Jorge Salvatierra (74/67) e o paranaense Marcos Silva (71/70). Um dos destaques do torneio é o amador paulista Thomas Choi, atual campeão pré-juvenil brasileiro e membro do time de Alto Rendimento da CBG, que ficou empatado na 18ª posição, com 147.
O CBG Pro Tour teve o patrocínio do HSBC, BMW, Sportv, Localiza, Rodobens, Kalunga e Klabin. O café oficial é Nespresso. O circuito conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Golfe, com promoção da IMM.