A Escola Naval do Rio de Janeiro inaugurou em dezembro seu primeiro simulador de golfe, que foi doado pelo recém eleito presidente do Itanhangá Clube, Dr. Sergio Carpi.
Um oficial e 13 aspirantes fazem parte do Grêmio de Golfe da Escola Naval, que está em seu primeiro ano de atividade.
O Grêmio de Golfe da Escola Naval surgiu em outubro de 2012 a partir de um acordo da instituição com o Itanhangá Golf Club, para que os aspirantes pudessem ter mais contato com o esporte. A iniciativa foi promovida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto. O Contra-Almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro, Comandante da Escola Naval, escolheu o Capitão-Tenente Edésio Raimundo de Assis Júnior como coordenador das atividades relacionadas ao esporte.
Com foco na participação no próprio Circuito do Itanhangá e também em competições militares internacionais, os membros do Grêmio também participaram da primeira Taça Almirante Tamandaré, outra iniciativa do clube para aproximar a Marinha do golfe em 2013.
Para o Contra-Almirante Guerreiro, incentivar a prática do esporte dentro da instituição é mais um passo para deixar o golfe mais acessível a todos e preparar o público para a sua volta como esporte Olímpico: “Para nossos oficiais e aspirantes, poder exercitar o golfe é uma conquista. Com isso, queremos não apenas aprimorar os atuais apreciadores, mas também atrair novos praticantes. É a contribuição da Escola Naval para aquecimento para as Olimpíadas em 2016 no Rio de Janeiro”, diz.
A Escola Naval, situada na Ilha de Villegagnon no Rio de Janeiro, é a instituição de ensino de nível superior mais antiga do Brasil. Atualmente composta por 830 aspirantes e cerca de 80 oficiais, foi criada em 1782, em Lisboa, Portugal, por Carta Régia da Rainha D. Maria I sob a denominação de Academia Real de Guardas-Marinha.
Com a vinda da Família Real para o Brasil, a Academia desembarcou no Rio de Janeiro em 1808, trazida a bordo da nau “Conde D. Henrique”. Instalada primeiramente no Mosteiro de São Bento, lá permaneceu até 1832, e a partir daí sofreu inúmeras mudanças de instalações, tendo funcionado inclusive a bordo de navios. Desde 1938 ela encontra-se em seu atual lugar.