A seleção da Federação Paulista de Golfe já está em La Paz, na Bolívia, para a disputa da 3ª Copa Ryder Juniors Golf Challenge. A competição será realizada entre os próximos dias 8 e 11, de quarta-feira a sábado.
Como o La Paz Golf Club, local do evento, está a 3.320 metros acima do nível do mar e é considerado o campo de golfe mais alto do mundo, a equipe paulista desembarcou na madrugada deste domingo no território boliviano para um período de aclimatação à altitude.
A competição será disputada exclusivamente por jogadores juvenis filiados à FPG e da Bolívia. O campo de jogo tem 7.099 jardas de extensão e par 71. “No sábado, dia 4, a equipe foi reunida na sede da Federação Paulista de Golfe, onde recebeu informações diversas sobre a viagem, orientações sobre como se portar em relação à questão da altitude e esclarecimentos sobre a disputa do evento”, explica Mauro Batista, diretor-executivo da FPG.
Ao final de reunião de ontem, todos almoçaram no FPG Golfcenter, onde também estiveram presentes o novo presidente da FPG, Antonio Carlos Padula, e o conselheiro Rubens Asam.
Os três primeiros dias de disputa serão entre duplas: na modalidade best ball, na quarta e na sexta, dias 8 e 10, e foursome na quinta, 9. No sábado, dia 11, os golfistas medirão forças em jogos de simples no sistema match play.
Cada vitória, seja nas duplas ou em jogos individuais, valerá 2 pontos, o empate, 1, e a derrota, zero. Todos os jogos são de match play. O formato de disputa foi definido durante a 2ª Copa Ryder Juniors Golf Challenge, em julho de 2013, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP).
A terça-feira, dia 7, está reservada a treinos para os jogadores inscritos. A delegação retornará a São Paulo no próximo domingo, dia 12, com saída às 6h de La Paz. O presidente da FPG, Antonio Carlos Padula, acompanhará a equipe nos dias 9 e 10, quando participará da entrega de prêmios, e retornará juntamente com os jogadores para o Brasil.
O confronto apresenta muito equilíbrio. Os bolivianos venceram a primeira edição, em 2012, em seus domínios, e os paulistas deram o troco, no São Fernando.
O evento segue o formato da Ryder Cup, a tradicional competição bienal entre os melhores profissionais dos Estados Unidos e Europa.
Veja abaixo os integrantes das equipes.
Federação Paulista de Golfe
Marcos Negrini, João Paulo Carlos da Silva e Allan Freire, todos do Damha; Paulo Vitor Veiga Mattos, do VistaVerde; Eduardo Ueta da Guarda, do Santos São Vicente; Kaio Nascimento dos Santos, do Guarujá; Lucas de Oliveira e Pedro Hiro Nagao Nagayama, ambos do São Fernando; além das garotas Carolina França de Queiroz Pereira e Amy Hirose, também do SFGC; Giovanna Yabiku, do Clube de Golfe de Campinas; e Lauren Grinberg, do Lago Azul. Emerson Yabiku, diretor do Departamento Juvenil da FPG, será o capitão da delegação e Alexandre Domingues, o coach.
Bolívia
Mariana Gottret, Stefania Guachalla, Carolina Garrett, Nicole Jung, Diego Otero, Alejandro Molina, Kevin Muriel, Alejandro Jordan, Mateo Scott, Alejandro Merilles, Rodrigo Soria, Andres Arteaga e Juan Carlos Salinas. O capitão é Luiz Martins, ex-presidente da PGA do Brasil, e o coach, Mauricio Maclean.