Lista/Grade

Equipe paulista está em La Paz, na Bolívia, para a disputa da 3ª Copa Ryder

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A seleção da Federação Paulista de Golfe já está em La Paz, na Bolívia, para a disputa da 3ª Copa Ryder Juniors Golf Challenge. A competição será realizada entre os próximos dias 8 e 11, de quarta-feira a sábado.

Como o La Paz Golf Club, local do evento, está a 3.320 metros acima do nível do mar e é considerado o campo de golfe mais alto do mundo, a equipe paulista desembarcou na madrugada deste domingo no território boliviano para um período de aclimatação à altitude.

A competição será disputada exclusivamente por jogadores juvenis filiados à FPG e da Bolívia. O campo de jogo tem 7.099 jardas de extensão e par 71. “No sábado, dia 4, a equipe foi reunida na sede da Federação Paulista de Golfe, onde recebeu informações diversas sobre a viagem, orientações sobre como se portar em relação à questão da altitude e esclarecimentos sobre a disputa do evento”, explica Mauro Batista, diretor-executivo da FPG.

Ao final de reunião de ontem, todos almoçaram no FPG Golfcenter, onde também estiveram presentes o novo presidente da FPG, Antonio Carlos Padula, e o conselheiro Rubens Asam.

Os três primeiros dias de disputa serão entre duplas: na modalidade best ball, na quarta e na sexta, dias 8 e 10, e foursome na quinta, 9. No sábado, dia 11, os golfistas medirão forças em jogos de simples no sistema match play.

Cada vitória, seja nas duplas ou em jogos individuais, valerá 2 pontos, o empate, 1, e a derrota, zero. Todos os jogos são de match play. O formato de disputa foi definido durante a 2ª Copa Ryder Juniors Golf Challenge, em julho de 2013, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP).

A terça-feira, dia 7, está reservada a treinos para os jogadores inscritos. A delegação retornará a São Paulo no próximo domingo, dia 12, com saída às 6h de La Paz. O presidente da FPG, Antonio Carlos Padula, acompanhará a equipe nos dias 9 e 10, quando participará da entrega de prêmios, e retornará juntamente com os jogadores para o Brasil.

O confronto apresenta muito equilíbrio. Os bolivianos venceram a primeira edição, em 2012, em seus domínios, e os paulistas deram o troco, no São Fernando.

O evento segue o formato da Ryder Cup, a tradicional competição bienal entre os melhores profissionais dos Estados Unidos e Europa.

Veja abaixo os integrantes das equipes.

Federação Paulista de Golfe

Marcos Negrini, João Paulo Carlos da Silva e Allan Freire, todos do Damha; Paulo Vitor Veiga Mattos, do VistaVerde; Eduardo Ueta da Guarda, do Santos São Vicente; Kaio Nascimento dos Santos, do Guarujá; Lucas de Oliveira e Pedro Hiro Nagao Nagayama, ambos do São Fernando; além das garotas Carolina França de Queiroz Pereira e Amy Hirose, também do SFGC; Giovanna Yabiku, do Clube de Golfe de Campinas; e Lauren Grinberg, do Lago Azul. Emerson Yabiku, diretor do Departamento Juvenil da FPG, será o capitão da delegação e Alexandre Domingues, o coach.

Bolívia

Mariana Gottret, Stefania Guachalla, Carolina Garrett, Nicole Jung, Diego Otero, Alejandro Molina, Kevin Muriel, Alejandro Jordan, Mateo Scott, Alejandro Merilles, Rodrigo Soria, Andres Arteaga e Juan Carlos Salinas. O capitão é Luiz Martins, ex-presidente da PGA do Brasil, e o coach, Mauricio Maclean.

Veja também:

Aberto do São Fernando: Pulcini, da Argentina, é bicampeão no playoff Aberto do São Fernando: Pulcini, da Argentina, é bicampeão no playoff
Segunda etapa do 55º Aberto do São Fernando Golf Club começa nesta 6ª feira, com 47 jogadores scratch Segunda etapa do 55º Aberto do São Fernando Golf Club começa nesta 6ª feira, com 47 jogadores scratch
Etapa do Terras Friends 2025, em Itu (SP), será realizada no dia 18 de julho Etapa do Terras Friends 2025, em Itu (SP), será realizada no dia 18 de julho
Campeões da 1ª etapa do Santander Private Banking – Aberto do São Fernando Campeões da 1ª etapa do Santander Private Banking – Aberto do São Fernando
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software