A disputa pelo título da Copa Rádio Transamérica de Golfe tem início às 8h desta quarta-feira, quando o grupo formado pelos golfistas brasileiros Gedielson Silva, Guilherme Richers e José Fernandes inicia a primeira rodada do torneio no Comandatuba Ocean Course, campo do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, no sul da Bahia.
A competição é a segunda etapa do CBG Pro Tour – Circuito Brasileiro de Golfe, a primeira série de torneios profissionais organizada pela Confederação Brasileira de Golfe, entidade maior do golfe brasileiro, em parceria com a agência de marketing esportivo Brasil1. O torneio terá três rodadas. A final será disputada na sexta-feira dia 5. No sábado dia 6, acontece a disputa do Pro-Am, torneio de confraternização entre profissionais e amadores.
Serão distribuídos R$ 100 mil em prêmios. Como na primeira etapa, apenas os 18 melhores jogadores e empatados nessa posição passarão para a final após a disputa das duas primeiras rodadas. Os melhores jogadores do CBG Pro Tour se classificarão para o Aberto do Brasil, o mais prestigiado torneio profissional do país, que acontecerá de 6 a 9 de outubro no São Fernando Golf Club, em Cotia (Grande SP). O evento, um dos mais tradicionais e disputados do continente, distribuirá R$ 250 mil em prêmios e reunirá cerca de 100 dos melhores profissionais da América do Sul.
Os melhores golfistas brasileiros estarão em campo. O número 1 do ranking profissional nacional, o gaúcho Rafael Barcellos, está no último grupo a entrar em campo nesta quarta-feira, às 10h10. Ele jogará ao lado de Ruberlei Felizardo (SP) e do uruguaio Angel Dallo. Sérgio Brasil, de Bauru (SP), vice-campeão na etapa anterior do CBG Pro Tour, sai no grupo anterior, às 10h, junto com Lorenzo de La Rua (SP) e Juan Ponce (Argentina). Ramon Franco, campeão da etapa de Porto Alegre, joga às 9h50 ao lado de Caim Vanderlei (SP) e Pedro Yañez (SP).
Os horários completos estão publicados no site da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).