O colombiano Marcelo Rozo, que foi ouro na estreia do golfe nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá, é o líder da primeira rodada do Aberto do Brasil, disputada nesta quinta-feira no Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro (RJ).
O torneio é etapa do PGA Tour Latinoamérica, principal circuito do continente, que distribui US$ 175 mil em prêmios e pontos para os rankings mundial e olímpico. Os brasileiros melhor posicionados, a quatro tacadas do líder, são Alexandre Rocha e Daniel Stapff.
Rozo somou 64 tacadas, ou – 7 em relação ao par do Itanhangá Golf Club, que é 71, para sair na frente. Dois competidores estão empatados em segundo lugar, com 65: o canadense e o americano Kent Bateman.
Rocha e Stapff, os melhores brasileiros no placar, jogaram 68 (-3) para estar empatados na 14ª colocação. “Não joguei muito bem hoje, mas tive sorte em alguns buracos. Não merecia um resultado melhor”, disse Rocha.
Logo atrás dos dois, empatados em 22º, com 69 (-2), estão os paulistas Rodrigo Lee e Rafael Becker (atual campeão do Aberto do Brasil), o gaúcho Rafael Barcellos e o carioca André Tourinho, o melhor amador da América do Sul na atualidade, que disputa o campeonato a convite da Confederação Brasileira de Golfe (CBG).
Completam a relação dos brasileiros que jogaram abaixo do par o carioca Felipe Navarro e o gaúcho Adilson da Silva, com 70 (-1), empatados em 34º. Adilson está na zona de classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. “Acertei bem as raias e os greens, mas o jogo não entrou. Ainda estou me acostumando com o campo”, disse Adilson.
Os oito brasileiros que jogaram abaixo do par estão dentro da zona de corte. Ao término da rodada desta sexta-feira, apenas os 55 melhores competidores e empatados nessa colocação disputarão as finais, no final de semana.