O Búzios Golf Club & Resort, localizado no litoral norte do Rio de Janeiro, receberá de 15 a 18 de setembro a Copa Búzios de Golfe, que é a terceira etapa do CBG Pro Tour – Circuito Brasileiro de Golfe. Os melhores golfistas do país estarão em campo na disputa por R$ 100 mil em prêmios.
O CBG Pro Tour é a primeira série de torneios profissionais organizada pela Confederação Brasileira de Golfe, em parceria com a agência de marketing esportivo Brasil1. A iniciativa visa desenvolver o golfe de alto rendimento no Brasil.
O torneio contará com a participação de 45 atletas, entre profissionais brasileiros e estrangeiros, incluindo vagas para cinco amadores. O campeonato será disputado em 54 buracos, sendo 18 por dia. Como nas etapas anteriores, apenas os 18 melhores jogadores e empatados nessa posição passarão para a final após a disputa das duas primeiras rodadas.
O campo estará aberto para treino dos jogadores inscritos na quarta-feira dia 14. No sábado à tarde e no domingo pela manhã acontece o torneio Pro-Am da competição, dividido em nove buracos por dia. Trata-se de um evento de confraternização em que se enfrentarão equipes formadas cada uma por um profissional e por amadores.
Os melhores jogadores do CBG Pro Tour se classificarão para o Aberto do Brasil, o mais prestigiado torneio profissional do país, que acontecerá de 6 a 9 de outubro no São Fernando Golf Club, em Cotia (Grande SP). O evento, um dos mais tradicionais e disputados do continente, distribuirá R$ 250 mil em prêmios, fará parte do Tour de Las Americas (circuito de golfe profissional latino-americano) e contará pontos para o ranking mundial de golfe.
Atletas de ponta – Os melhores golfistas brasileiros estarão em campo. O paranaense João Paulo Albuquerque, campeão da segunda etapa do CBG Pro Tour, na Ilha de Comandatuba (BA), defende a liderança do ranking do circuito. O segundo colocado, o paraguaio Ramon Franco, campeão da primeira etapa, disputada em Porto Alegre (RS), também confirmou presença e lutará para conquistar a dianteira. A briga não será fácil, pois outros adversários fortes também estarão dando de tudo para ser campeões, como Ronaldo Francisco, Rafael Barcellos, Guilherme Oda, Tiago Silva, Sergio Brasil e Marcos Silva, entre outros.
Um destaque é a participação do carioca Philippe Gasnier, que disputou o US Open de 2008 e atualmente vive nos EUA, onde vai tentar a classificação para o PGA Tour a partir de outubro. “Acho importantíssimo participar desse grande momento do golfe brasileiro. O CBG Pro Tour é uma grande iniciativa”, elogia. Gasnier chegou a Búzios nesta terça-feira para treinar. “O campo é muito difícil, ainda mais com vento”, relata.
Patrocínio – A Copa Búzios de Golfe tem patrocínio máster da Sportv e patrocínio da Credit Suisse Hedging-Griffo, La Basque e da Prefeitura de Búzios. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e tem apoio do Atlântico Búzios Convention & Resort.
Histórico – O campeão da primeira etapa do CBG Pro Tour, a Credit Suisse Hedging-Griffo Golf Tour Porto Alegre 2011, disputada no Porto Alegre Country Club em junho, foi o paraguaio Ramon Franco. O paranaense João Paulo Albuquerque venceu a Copa Rádio Transamérica de Golfe, segunda etapa do CBG Pro Tour, disputada no início de agosto no campo do Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba, e lidera o ranking do circuito.