A delegação de 45 golfistas da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) já iniciou a disputa do XXXIV Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior, que acontece no Peru.
O primeiro dia da disputa dos cavalheiros foi nesta quarta-feira. Já as damas iniciaram a disputa na terça. Os jogadores estão divididos em quatro campos diferentes: Los Inkas, La Planicie, Club Villa e Lima Golf Club.
No masculino, o Brasil lidera a Copa Adolfo Gioffre na categoria de handicap 0 a 12, com 8 pontos. O time é formado por Shin Hwan, Cosme Gomm e Lauro Oliveira.
Na categoria 13 a 22, os brasileiros Marcos Zanier, Kazunori Yamaguchi, Kazuo Onoe e Hissaka Mizuki estão empatados em terceiro lugar com o Peru, ambos com 5 pontos, atrás da Colômbia e do Chile, empatados em primeiro com 7,5.
O Brasil, com time formado por Paulo Yagyu, Jose Rodriguez, Paulo Pacheco, presidente da ABGS, e Nivaldo Gerais está na vice-liderança da Copa Venezuela, com 62 pontos stableford – apenas um ponto atrás dos líderes, os colombianos, que somam 63. Os brasileiros Lauro Oliveira Jr. e Cosme Gomm estão em quarto lugar na Copa Chile, com 168 tacadas.
No individual, Cosme Gomm soma 71 net e é o vice-líder da categoria de 0 a 12, contra 70 net de Hans Harila, do Peru. Lauro Oliveira Jr. somou 73 tacadas e está empatado com outros sete golfistas em quarto lugar, atrás do terceiro colocado, o colombiano Manuel Arenas, com 72. O jogo dessa categoria ocorre no Los Inkas.
Denil Guadalini é vice-líder da categoria de handicap 13 a 22, que está sendo disputada no La Planicie. Ele soma 39 pontos stableford, contra 41 do líder, o peruano Mauricio Alvarez.
Entre as damas, o Brasil ocupa a terceira colocação no individual de 10 a 22 com Pin Lee Yao, que somou 66 pontos stableford nos dois dias de competição, contra 71 da peruana Maffy Santis e 68 da chilena Maeba Hinrichsen. Ernestina Kinsui somou 59 pontos e está em quarto na categoria de 23 a 32.