O ano de 2013 continua sendo fundamental para a Associação Golfe Público de Japeri, na baixada fluminense, divulgar o seu trabalho em campos nacionais e internacionais.
A jovem Vitoria Monteiro, de apenas 14 anos, assumiu o segundo lugar no ranking nacional e acaba de ser convocada pela CBG para fazer parte da equipe brasileira que vai disputar o Campeonato Sul Americano Pré-juvenil 2013, no Chile, nos dias 23 a 29 de setembro.
Depois de ter levado dois de seus melhores alunos para competir na Inglaterra, Uruguai e Estados Unidos, em 2012, surge agora a oportunidade das meninas da escolinha mostrarem seu valor. Isabela Sales (17 anos), Thuane Oliveira (15 anos) e Vitoria Monteiro estão se destacando cada vez mais no esporte e colhendo os frutos dos treinos diários.
Além das três jovens terem sido convocadas pela Confederação Brasileira de Golfe, em março, para integrar o Time Brasil de Golfe – uma seleção com os 30 melhores golfistas juvenis e pré-juvenis do país –, todas estão entre as cinco primeiras colocações nos ranking nacionais e estaduais em suas respectivas categorias.
Muito além das tacadas – Criado em 2005, Japeri Golfe é o primeiro campo público do Brasil e abriga a Escola de Golfe para crianças e jovens em situação de risco e trabalha educação e cidadania através do esporte. Além das aulas de golfe, os alunos recebem preparação física, uniformes, tacos, lanche, assistência dentária, cestas básicas, reforço escolar, inclusão digital e a oportunidade de viajar para competir em outros estados e países. O trabalho desenvolvido em Japeri foi eleito pelo R&A (entidade máxima do golfe mundial) como modelo de inclusão social através do esporte e passou a receber um auxílio da instituição.
Vitória Monteiro (14 anos) – é a 2ª colocada no ranking nacional e no ranking do Estado do Rio de Janeiro na categoria pré-juvenil. Há 4 anos no projeto, esta golfista promissora é destaque nas competições femininas. Tímida e com semblante sério, Vitória conta que chegou à AGPJ por acaso. “Meu pai veio capinar o campo e me trouxe com ele. Quando me viu, Dona Vicky perguntou se ele me deixaria treinar naquele dia. E eu estou aqui até hoje. O projeto mudou a minha vida: conheci lugares legais, melhorei meu comportamento e minhas notas na escola”.
Thuane Oliveira (16 anos) – aluna do Japeri golfe há 5 anos, é a 2ª colocada no ranking do Estado do Rio de Janeiro na categoria até 16 anos e também está em 3º lugar no ranking nacional na mesma categoria. Filha de pai pedreiro e mãe agente comunitária, Thuane já deu suas tacadas em terras internacionais, em 2011, ela foi chamada pela Confederação Brasileira de Golfe para jogar no Campeonato Sul Americano Pré-juvenil no Paraguai. Atualmente é integrante do Time Brasil de Golfe, que reúne os 30 melhores jogadores juvenis do país.
Isabela Sales (17 anos) – é a 3ª colocada no ranking do Estado do Rio de Janeiro na categoria até 16 anos e está entre as 10 primeiras no ranking nacional na mesma categoria. Aluna da escolinha de golfe desde 2009, a jovem é filha de pai porteiro e órfã de mãe. Este ano entrou para o Time Brasil de golfe junto a suas duas amigas de Japeri, Vitoria e Thuane.