Lista/Grade

As 3 etapas do swing mental de golfe, por Isabele Lodygensky

Pode pensar em golfe? Pode sentir em golfe? Pode! Pode tudo na hora certa e na ordem correta. O swing de golfe tem três etapas mentais. A primeira: pensar e analisar onde estão ativados o lado esquerdo do cérebro, o córtex pré frontal ou, em outras palavras a razão e o pensar e planejar. A segunda: a etapa de transição onde em segundos rápidos onde o cérebro passa por uma transição entre os lados esquerdo e direito (o esquerdo desativa e o direito ativa). A terceira: sentir e acreditar onde estão ativados o lado direito do cérebro, o córtex pré frontal desativa e dá espaço para ‘flow’ or ‘the zone’ dominar a tacada.

Como praticar este lado mental e esta transição? Faça uma linha imaginária bem atrás da bola para dividir o espaço entre: pensar e sentir – a linha imaginária é a área de transição. Atrás da linha é onde você vai pensar (córtex pré frontal ativado), decidir as jardas, vento, terreno, taco e a tacada que quer dar. Também a área e hora em que pode colocar atenção no movimento do taco ou no lado técnico do swing em um preparo para dar a tacada e sentir o que seu coach técnico ensinou e o que praticou tantas vezes. Após isso, dê um passo adiante mais perto da bola e entre a área de transição (imagine que está em cima da linha azul) e nesta área é onde você olha para a bola, a mira e começa a visualizar a tacada que quer dar (o vôo da bola), respire fundo e fique aí até se sentir 100% conectado com a visualização da tacada (aqui é onde há a transição do lado esquerdo ao lado direito do cérebro).Quando se sentir
pronto (a) de um passo adiante, prepare-se e dê uma tacada de golfe.

Como saber se estou no ‘zone’ ou ‘flow’? Quando você está já no setup e pronto para bater na bola não deve haver NENHUM pensamento racional, ou técnico passando pela sua cabeça. A terceira fase do swing de golfe é todo sentir, acreditar e entregar o movimento do corpo para o subconsciente e deixar seu corpo fazer os movimentos que sabe, conhece, e vai fazer sem você controlá-lo (É como andar…quando você anda, você não está pensando em cada movimento da perna ou braço…você simplesmente anda ‘sem pensar’). O swing the golfe é mais ou menos
assim.

Treine o lado técnico (corretamente) com o seu coach técnico e durante suas horas de prática, e ao entrar ‘no zone ou flow’ ENTREGUE o swing. ACREDITE que seu corpo sabe e vai fazer e repetir os movimentos que você tanto praticou (corretamente).

Pense nisso… o swing de golfe acontece igual ao jogar uma bola de basquete na rede ou dar um chute de futebol no gol. O Michael Jordan ou o Cristiano Ronaldo não estão pensando em técnica de movimentos de braço, mão, perna ou pé na hora de executar o tiro.

Você não deve estar pensando em nada técnico na hora de executar a tacada de golfe.

Em resumo? Pode pensar em golfe? Pode e deve. Pode sentir em golfe? Pode e deve. Cada uma na hora certa e na ordem correta.

Vamos lá! Bola para frente!

Isabele Lodygensky (Bela)

www.linkedin.com/in/isabelelodygensky/
www.instagram.com/isabelelodygensky/

Veja também:

Campeões da segunda etapa do Terras Friends 2025, em Itu (SP) Campeões da segunda etapa do Terras Friends 2025, em Itu (SP)
Inscrições abertas para a Taça Batom no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP) Inscrições abertas para a Taça Batom no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP)
16º Aberto Quinta do Golfe Clube – 2025/Ranger Rover Euro Motors será disputado nos dias 16 e 17 de maio 16º Aberto Quinta do Golfe Clube – 2025/Ranger Rover Euro Motors será disputado nos dias 16 e 17 de maio
Inscrições abertas para o 30º Torneio Kibô-no-Iê de Golfe no Arujá Golf Clube Inscrições abertas para o 30º Torneio Kibô-no-Iê de Golfe no Arujá Golf Clube
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software