Lista/Grade

Herick Machado, jovem de 16 anos, é o melhor golfista gaúcho do ano

Herik Machado, campeão Foto: Divulgação

Herik Machado, campeão
Foto: Divulgação

O Aberto do Estado do Rio Grande do Sul, em sua 58ª edição, recebeu cerca de 100 atletas, que disputaram o título de melhor golfista gaúcho no campo mais antigo do Brasil, o Clube Campestre de Livramento, e terminou no domingo, dia 22 de setembro.

Na categoria principal, o jovem de apenas 16 anos, Herik Machado, ficou com o título ao vencer uma disputa acirrada com o segundo colocado, Sandro Gonçalves. Ambos foram revelados pelo projeto Novos Talentos, que promove a integração social através do esporte. Sandro incentivou Herik a conhecer o esporte e ajudou o amigo nas primeiras tacadas em Livramento. Parceiros dentro e fora das canchas os jovens estão trilhando um caminho de sucesso no golfe.

“Para mim foi uma emoção muito grande, jogar em casa e ao lado dos amigos, competindo e me divertindo. O Sandro vinha me buscando tacada a tacada e o campo estava difícil, mas consegui me superar. Treinei muito para vencer este torneio, era o meu grande objetivo este ano e agora quero vencer o Aberto de Livramento, em novembro”, afirmou o campeão Herik, que venceu ao jogar 74/74/73.

Sandro totalizou um escore de 78/72/75. Na terceira colocação ficou o atleta de Rosário do Sul, Glauco Righi (75/75/77) e em quarto lugar, Thomas Nelz (78/76/74), de Gramado.

Devido ao excelente desempenho e sua evolução em 2012, Herik foi selecionado para integrar a I Equipe Juvenil de Alto Rendimento do Rio Grande do Sul, que compete pelo ranking nacional. Os seis jovens participantes são treinados por um grupo multidisciplinar, liderado pelo Head-Pro do Porto Alegre Country Club, Vinícus Muller.

Segundo o presidente da Federação Riograndense de Golfe, Ricardo de Rose, que prestigiou o evento, o maior objetivo é promover o golfe e seus benefícios: “O Campestre é referência no Estado, por isso sediou este importante torneio que conta pontos para o Ranking Nacional. A cancha é desafiadora e o clube está de parabéns” finalizou o dirigente, que também entrou em campo para disputar o torneio.

Novos Talentos – O programa criado em 2008 pela Federação Riograndense de Golfe, em parceria com quatro clubes gaúchos, já atendeu mais de 80 crianças em todo o Estado. O objetivo é introduzir gradativamente os pequenos atletas no circuito estadual e nacional, revelando talentos escondidos nas comunidades carentes.

Campestre de Livramento – Santana do Livramento, localizada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, é um dos municípios mais antigos, históricos e de maior extensão territorial do Estado. Ali foi construído o primeiro campo de golfe do Brasil, fundado em 1917 com o nome de Armour Golfe Clube, passando a se chamar Clube Campestre de Livramento em 1959.

Mais Golfe – Em novembro, nos dias 16 e 17, Livramento receberá mais uma importante etapa do Tour Gaúcho de Golfe, com participação de atletas estrangeiros.

Patrocínio: Free Shop Valentina

Apoio: Ouro e Prata

Edição: 

Veja também:

Duas chapas concorrem hoje nas eleições para a diretoria da Federação Paulista de Golfe Duas chapas concorrem hoje nas eleições para a diretoria da Federação Paulista de Golfe
7º Aberto do VistaVerde Golf Club em Araçariguama (SP) 7º Aberto do VistaVerde Golf Club em Araçariguama (SP)
Definida equipe brasileira do World Golfers Championship – Embrase Definida equipe brasileira do World Golfers Championship – Embrase
Hideaki Iijima vence o Brasileiro de Golfe Sênior Hideaki Iijima vence o Brasileiro de Golfe Sênior
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software