O Aberto do Estado do Rio Grande do Sul, em sua 58ª edição, recebeu cerca de 100 atletas, que disputaram o título de melhor golfista gaúcho no campo mais antigo do Brasil, o Clube Campestre de Livramento, e terminou no domingo, dia 22 de setembro.
Na categoria principal, o jovem de apenas 16 anos, Herik Machado, ficou com o título ao vencer uma disputa acirrada com o segundo colocado, Sandro Gonçalves. Ambos foram revelados pelo projeto Novos Talentos, que promove a integração social através do esporte. Sandro incentivou Herik a conhecer o esporte e ajudou o amigo nas primeiras tacadas em Livramento. Parceiros dentro e fora das canchas os jovens estão trilhando um caminho de sucesso no golfe.
“Para mim foi uma emoção muito grande, jogar em casa e ao lado dos amigos, competindo e me divertindo. O Sandro vinha me buscando tacada a tacada e o campo estava difícil, mas consegui me superar. Treinei muito para vencer este torneio, era o meu grande objetivo este ano e agora quero vencer o Aberto de Livramento, em novembro”, afirmou o campeão Herik, que venceu ao jogar 74/74/73.
Sandro totalizou um escore de 78/72/75. Na terceira colocação ficou o atleta de Rosário do Sul, Glauco Righi (75/75/77) e em quarto lugar, Thomas Nelz (78/76/74), de Gramado.
Devido ao excelente desempenho e sua evolução em 2012, Herik foi selecionado para integrar a I Equipe Juvenil de Alto Rendimento do Rio Grande do Sul, que compete pelo ranking nacional. Os seis jovens participantes são treinados por um grupo multidisciplinar, liderado pelo Head-Pro do Porto Alegre Country Club, Vinícus Muller.
Segundo o presidente da Federação Riograndense de Golfe, Ricardo de Rose, que prestigiou o evento, o maior objetivo é promover o golfe e seus benefícios: “O Campestre é referência no Estado, por isso sediou este importante torneio que conta pontos para o Ranking Nacional. A cancha é desafiadora e o clube está de parabéns” finalizou o dirigente, que também entrou em campo para disputar o torneio.
Novos Talentos – O programa criado em 2008 pela Federação Riograndense de Golfe, em parceria com quatro clubes gaúchos, já atendeu mais de 80 crianças em todo o Estado. O objetivo é introduzir gradativamente os pequenos atletas no circuito estadual e nacional, revelando talentos escondidos nas comunidades carentes.
Campestre de Livramento – Santana do Livramento, localizada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, é um dos municípios mais antigos, históricos e de maior extensão territorial do Estado. Ali foi construído o primeiro campo de golfe do Brasil, fundado em 1917 com o nome de Armour Golfe Clube, passando a se chamar Clube Campestre de Livramento em 1959.
Mais Golfe – Em novembro, nos dias 16 e 17, Livramento receberá mais uma importante etapa do Tour Gaúcho de Golfe, com participação de atletas estrangeiros.
Patrocínio: Free Shop Valentina
Apoio: Ouro e Prata