Cristian Barcelos, revelado pelo Projeto Japeri, que ensina golfe a crianças carentes de Japeri, na Baixada Fluminense, foi neste domingo campeão do 10º Aberto da Primavera, disputado no Búzios Golf Club & Resort, em Armação dos Búzios (RJ).
O jovem de 18 anos venceu com uma diferença de oito tacadas para o segundo colocado, Breno Domingos, de 16 anos, também aluno do Projeto Japeri. A campeã feminina scratch foi Marleuza Cunha, do Gavea Golf.
Barcelos somou 157 tacadas (80/77), contra 165 (84/81) de Domingos e 167 (80/87) do sueco Felix Broden. “Fiquei muito feliz com o título. O campo é muito difícil e está melhor a cada campeonato. É um dos melhores campos em que já joguei”, disse Barcelos.
Marleuza Cunha, atual líder do ranking da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, venceu a categoria feminina scratch com 159 tacadas (76/83), seguida por Meidy Gama, também do Gavea Golf, com 167 (86/81).
Os campeões das demais categorias foram Breno Domingos (index até 8,5), Patrick Amorim (index 8,6 a 14,0), Blake Burns (14,1 a 22,1), Steve Andres (22,2 a 29,3), Marceluza Cunha (index até 16,0) e Lie Gweng Chang (index 16,1 a 28,2).
Ator Marcos Pasquim ficou em 6º – Um dos destaques do torneio foi a presença do ator Marcos Pasquim, que viajou para Búzios com a família especialmente para participar da competição. Com 73 pontos stableford (par point), o artista terminou a competição em 6º lugar de sua categoria, a dos jogadores de index 14,1 a 22,1. “Adoro jogar em Búzios, ainda mais agora que o campo está totalmente renovado. Foi um final de semana muito legal”, diz ele.
O evento inaugurou oficialmente a nova irrigação do campo, que tem passado por melhorias constantes. O evento teve patrocínio da JC Fragoso e Prefeitura de Búzios e apoio da Constru Rasa, Cropcenter, MS Logística, Intersea Ambiental, Marfood, Pousada Kilandukilu e Atlântico Búzios. O campeonato foi organizado pelo clube e pela NGA Golf, com apoio da FGERJ.
Considerado um dos melhores e mais desafiadores campos de golfe do país, o campo de Búzios foi projetado pelos americanos Pete e Perry Dye, que estão entre os melhores designers de golfe do mundo. Nos últimos anos, o campo tem sido completamente renovado, sob supervisão direta de Perry Dye e execução da NGA Golf, empresa especializada na construção e reforma de campos de golfe dirigida por Sebastião Neres.
O campo inaugurou recentemente um moderno sistema de irrigação totalmente gerenciado por programa de computador, ele conta com auxílio de uma estação meteorológica, que monitora temperatura, umidade, precipitação e velocidade do vento, entre outros itens, para que então o software defina o tempo de irrigação necessário, o que economiza água.