O golfista Ademir Mazon, do Clube de Golfe de Campinas, conquistou o título de campeão da principal categoria do I Torneio Embrase Golfe & Charuto, disputado no Varadero Golf Club, em Cuba, no final de agosto.
O patrocínio foi da Embrase Segurança e Serviços, uma das maiores apoiadoras do golfe brasileiro, e realização foi da Landscape Golf.
Mazon somou 41 pontos stableford para vencer a categoria de handicap 0 a 15, contra 36 de Kenji Amano, do Bastos Golf Clube, e 32 de Ruy Almeida, do Arujá Golf Club. Hissao Horii, convidado especial da Embrase e sócio do Paradise Golf Resort, venceu a categoria de 16 a 25, com 46 pontos stableford, seguido por José Carlos Fogaça, da Associação Esportiva São José, e 43 de Hamilton Brandão, do Itapeva Golf Clube. Adiel Avelar foi o campeão da categoria iniciante, com 30 pontos.
Entre as damas, a campeã foi Tânia Fogaça, de São José, com 44, seguida por Sueli Horii, do Paradise, com 43, e Dalila Macedo Costa, do Terras de São José Golfe Clube, com 36.
Além dos prêmios, Mazon (hcp 5,5 a 10,4), Almeida (10,5 a 15,4) e Horii (15,5 a 20,4) também se classificaram para a final nacional do WGC Embrase, torneio que classificará os brasileiros que representarão o país na final mundial do World Golfers Championship, na África do Sul – Luiz Olavo Macedo Costa, do Terras de São José Golfe Clube, não ganhou troféus no torneio, mas também se classificou para o WGC Embrase na categoria 20,5 a 25,4.
O Varadero Golf Club é o primeiro campo de 18 buracos da ilha. Desenhado pelo arquiteto canadense Les Furber e inaugurado em 1998, o campo já sediou etapas do Challenge Tour, o circuito de acesso ao European Tour, e tem nível internacional. A sede do Varadero Golf Club está instalada na Xanadu Mansion, construída em 1927 pelo milionário americano de origem francesa Irenée Dupont, dono do Grupo Dupont na época.