Você está alongando ou aquecendo?

africa 10

Foto: divulgação

Uma das primeiras perguntas que faço a um aluno novo é: Você tem alguma lesão de golfe? E logo em seguida: Você aquece antes de jogar?

Faço estas perguntas uma após a outra porque normalmente as duas respostas estão relacionadas. Quando o aluno afirma que faz aquecimento eu peço à este para me mostrar o que faz e 100% das vezes ele demonstra alguns alongamentos estáticos.

A falta de aquecimento apropriado prejudica a performance em campo, já que o corpo precisa se acostumar com a atividade enquanto ela está acontecendo. Você já deve ter ouvido um colega dizer (ou você deve ter usado esta desculpa) o primeiros buracos sempre são ruins, mas depois vou melhorando… Porque? Por que você não aqueceu seu corpo devidamente, mas ai seu score já foi prejudicado e precisa correr atrás do prejuízo.

Alongar não é aquecer. Não se esqueça disto. Alongar estaticamente (leia-se ficar parado numa posição onde um músculos está sendo estendido durante alguns segundos) não vai elevar sua temperatura corporal e não vai lubrificar as articulações.

O alongamento têm como objetivo ganhar mais amplitude de movimento na articulação, mas os minutos que antecedem o jogo não são feitos para isso. Ganhar amplitude deve ser feito em dias de treinamento físico, de preferência com um profissional que vai aconselhar você da melhor maneira a ajustar a postura e escolher os exercícios mais apropriados.

Outro motivo para não fazer alongamentos estáticos antes do jogo é que o alongamento vai prejudicar a geração de potência pelo músculo. Quando o sarcômero (a unidade muscular) é alongado, a capacidade de contração rápida e pré-ativação do músculo fica prejudicada. Desta forma seu swing perde o timing certo, a sequência fica prejudicada e o resultado é bolas sem distância nem direção.

Quando queremos aquecer o corpo antes do jogo devemos fazer movimentos similares à atividade. Se a atividade é por exemplo jogar futebol, correr um pouco, fazer mudanças de direção e driblar é um aquecimento bom.  No golfe onde usamos muito as forças de rotação da coluna e movimentos amplos de ombro e quadril. Realizar movimentos similares que cobinem amplitude e fluência de movimento é a melhor alternativa. Estes exercícios além de aumentar a  elasticidade do músculo, aumentam a temperatura corporal.

Todos meus alunos aprendem uma sequência de aquecimentos básica que vou incrementando a medida que os movimentos são decorados. Assista o vídeo a seguir e entre em campo com a certeza de que não vai estragar seu score nos primeiros buracos por falta de preparo.

Clique aqui para ver o vídeo.

Edição: 

Veja também:

85º Brasileiro de Golfe começou nesta quinta em Porto Alegre 85º Brasileiro de Golfe começou nesta quinta em Porto Alegre
Campeões do 55º Torneio Pé Duro APG  no Embrase Golf Center Campeões do 55º Torneio Pé Duro APG no Embrase Golf Center
Promoção de férias no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP) Promoção de férias no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP)
Wish Resort Foz do Iguaçu realiza Circuito Iguassu Falls 2015 Wish Resort Foz do Iguaçu realiza Circuito Iguassu Falls 2015
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software