Saúde dos pés: Você está negligenciando seus pés?

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Quando se trata de atividade física e treinamento para a melhora da performance, quase ninguém pensa na planta dos pés. Mas os pés e toda a musculatura que envolve seus movimentos podem ter mais importância do que você imagina.

O pé possui 26 ossos, 33 articulações e mais de 100 músculos e tendões numa complexidade perfeita para absorver impacto e impulsionar o corpo.

Seus pés te sustentam o dia inteiro de pé. São sua base para caminhar, correr, saltar e lógico para fazer seu swing. No pé temos milhares de receptores de pressão, calor e dor que estão continuamente informando nosso cérebro das diferentes situações que devem ser atendidas pelo resto do corpo.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Quando temos uma bolha ou uma unha encravada, imediatamente nosso padrão de caminhada muda, as vezes sem perceber isso, para que essa dor seja evitada. Mas existem dores que não nos damos conta e que alteram nosso padrão de caminhada, provocando compensações nos tornozelos, joelhos, quadril e muitas vezes na coluna. As vezes uma dor lombar insistente pode criar grande confusão ao perceber que sua origem é a falta de mobilidade entre as falanges ou na dificuldade de articular  o pé por usar um calçado de golfe muito rígido.

É de extrema importância fortalecer e “acordar” as conexões entre nossos pés e o resto do corpo para administrar melhor mudanças de equilíbrio, transferência de peso no swing e qualquer mudança postural que pode afetar nossa saúde.

No golfe, por exemplo a falta de mobilidade nos dedos pode prejudicar o finish, a falta de mobilidade de tornozelo e tendão calcâneo pode provocar a elevação deste no backswing. Sapatos de golfe muito rígidos podem causar lesões como a Canelite que é o nome popular da Síndrome de Estresse do Medial Tibial, fascite plantar e lesões de joelhos e quadril.

O que pode ser feito para melhorar nossa saúde dos pés:

  • Ande descalço mais e troque seu sapato de golfe antigo por um com solado mais fino e ergonômico. Atividades como o Pilates, artes marciais e treinamento funcional são realizadas descalço por este motivo. Descalço temos mais consciência da nossa postura e equilíbrio e com o tempo essa consciência corporal vai melhorando o que permite evoluir em exercícios mais complexos
  • Utilize uma bolinha de tenis para massagear a planta do pé. Este exercício tem por objetivo alongar e relaxar a musculatura e permitir melhor deslizamento da fascia plantar para permitir melhor o movimento e a conexão com o resto do corpo. A quantidade de pressão deve ser igual a um leve desconforto. Se ouver uma região que realmente é torturante passar a bolinha, provavelmente existe neste ponto alguma inflamação que somente um profissional deve tentar resolver. Alongar ou massagear de mais pode piorar a situação
  • Mulheres, evitem salto alto. O salto alto aumenta muito a quantidade de pressão na ponta dos pés e provoca encurtamento da panturrilha. Com o tempo pode gerar deformidades crônicas. Mulheres que usam salto alto diariamente podem sofrer ao praticar corrida por prejudicar a capacidade de realizar a flexão dorsal durante a passada, aumentando a chance de lesões de tornozelo e joelhos.

 

  • Faça os movimentos descritos abaixo sempre que possível.
  1. Elevação do dedão e dos dedinhos alternadamente
  2. Contração do arco longitudinal do pé como se fosse uma ventosa no chão
  3. Mobilidade na ponta do pé
Edição: 

Veja também:

Moacir Barbosa e Vinicius Ramires vencem o Field Day do Lago Azul Moacir Barbosa e Vinicius Ramires vencem o Field Day do Lago Azul
03/12/2015 03/12/2015
Festa de encerramento do 57º Torneio Pé Duro APG na próxima terça-feira no Embrase Golf Center Festa de encerramento do 57º Torneio Pé Duro APG na próxima terça-feira no Embrase Golf Center
Alívio para obstruções fixas Alívio para obstruções fixas
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software