Desde que a nova e imponente taça do Aberto do São Fernando Golf Club foi colocada em jogo, em 2023, apenas os nomes de dois argentinos foram gravados nela imediatamente após o término do torneio, como nos grandes eventos internacionais: o de Juan Giacomi, campeão em 2023, e o de Mateo Pulcini, vencedor em 2024. E ambos estão de volta este ano para a segunda etapa do Santander Private Banking – 55º Aberto do São Fernando Golf Club, que será jogada de sexta a domingo, 11 a 13 de julho, valendo para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) e para o Ranking Nacional.
O forte grupo que tentará impedir que uma terceiro vitória consecutiva de um jogador de fora, é liderado por três dos quatro brasileiros mais bem colocados do WAGR, todos eles recém convocados para representar o Brasil na Copa Los Andes: Herik Machado, do Damha (nº 51 do mundo), Eduardo Matarazzo, que joga em seu clube (162º) e Matheus Balestrin, do Porto Alegre Golfe Clube (175º), que foi vice-campeão no São Fernando em 2024.
A eles se juntam Guilherme Ziccardi, do Clube de Campo, sétimo melhor brasileiro do WAGR (487º) e Igor Cruz, do Damha, o nono da lista (700º). Eles são também cinco dos seis Top 10 do Ranking Nacional em campo, lista completada por Jocimário Souza, do Paraná (8º), além de Matheus Oliveira (11º), do Damha. Também jogam nesta etapa 42 jogadores da categoria de handicaps índex de 8,6 a 14, competindo por pontos para o ranking da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe).
Estrangeiros – Haverá ao todos seis estrangeiros entre os 47 participantes da categoria scratch (handicaps até 8,5), com a presença de quatro argentinos, incluindo os campeões das duas últimas edições, um chileno e um paraguaio. Juan Ignácio de Giacomi, campeão de 2023, só tem competido em seu país, sem resultados de destaque, e chega como número 1465 do mundo. Mateo Pulcini, que defende o título e é o número 187 do WAGR, vem de duas vitórias e mais dois Top 5 em torneios do ranking argentino.
Entre os destaques dos jogadores de fora está o paraguaio Benjamin Fernandez, 215º do WAGR, que foi campeão do Sul-Americano Amador, em janeiro, onde o melhor brasileiro foi Balestrin, em 19º. Fernandez acaba de disputar o European Amateur Championship e o The Amateur Championship, onde não foi bem no stroke play, e foi vice-campeão da seletiva de seu país para a Los Andes.
A ele se junta o chileno Clemente Silva, 697º do mundo, que foi campeão da seletiva de seu país para a Copa Los Andes e terminou em sétimo no Amador do Brasil, domingo, em Brasília, como o melhor estrangeiro. Também jogam os argentinos Gonzalo Oliva Pinto, 1051 do WAGR, e Ramiro Veiga, 1.129 do WAGR, que vem de um título no Aberto da Cidade de Rio Cuarto, em seu país.
Brasileiros – Dois brasileiros chegam ao Aberto do São Fernando em excelentes momentos da carreira: Herik Machado, que acaba de ser vice-campeão brasileiro e de ficar em sexto no Fazenda da Grama Pro Invitational, à frente de muitos dos melhores profissionais do Brasil. Além disso, Herik venceu três torneios do ranking mundial em 2025 – incluindo um no exterior – e foi duas vezes vice. O outro é Dudu Matarazzo, que foi vice-campeão do Grama Pro e terminou em quarto no Amador do Brasil.
A eles se junta Matheus Balestrin que foi Top 5 nos seis torneios do ranking mundial que jogou no Brasil em 2025, incluindo o quinto lugar no Amador do Brasil. Destaque ainda para Guilherme Ziccardi, que vem de três Top 3 em torneios do ranking mundial no Brasil, incluindo o título do Aberto do Campo Olímpico; e Igor Cruz, que tem seis Top 5 em torneios do WAGR no Brasil em 2025, incluindo o vice-campeonato no Clube de Campo.
Veja horários do primeiro dia, com saídas por dois tees (1 e 10), em dois períodos, das 7h40 às 9h00 e das 11h30 às 12h40