Marcelo Giumelli conquistou o tricampeonato e Lucia Guilger (Barata) tornou-se bicampeã do Aberto do Itapeva Golfe Clube – Copa Emilio de La Rua Bajo.
A competição, que comemorou sua 16ª edição, inaugurou a disputa do ranking estadual paulista de golfe de 2014.
Devido ao torneio, Itapeva (SP) foi transformada provisoriamente na sede política da Federação Paulista de Golfe (FPG), que supervisionou o evento e aproveitou para promover o esporte na região, com aulas gratuitas e demonstração de golfe no Centro da cidade.
Em parceria com o clube, a FPG realizou na sexta-feira uma demonstração e aulas gratuitas de golfe numa praça de Itapeva, onde cerca de 100 pessoas puderam ter contato com o esporte, boa parte delas crianças.
“A maioria das pessoas nunca tinha visto o golfe de perto e não sabia que o esporte atualmente é acessível e pode ser praticado em diversos municípios paulistas, como Itapeva”, disse Antonio Padula, presidente da FPG. “O presidente do Itapeva Golfe Clube, Mario Moura, diz que o clube está de portas abertas para receber novos praticantes”, completa o dirigente, que também concedeu diversas entrevistas para a imprensa local para falar dos benefícios do golfe.
Giumelli, sócio do Broa, que já havia vencido as duas edições anteriores do torneio, fechou sua participação com 147 gross (70/77), contra 153 (79/74) de Silvio Antunes Júnior, do Itapeva.
Luiz Miyagi, do Arujá, foi o melhor na handicap índex até 8,5, com 145 tacadas, seguido por Ademir Mazon, do Clube de Golfe de Campinas, com 153, e Luiz Claudio Gomes Recchia, do Avaré, com 154.
Na 8,6 a 14, a vitória ficou com Milton Yoshiura, de Bauru, com 133 tacadas, contra 140 de seu companheiro de clube Pedro Luca. Luiz Carlos Rosolen terminou na terceira posição, com 141.
As três primeiras colocações da categoria 14,1 a 19,4 ficaram com jogadores da casa. Venceu Mauro de Moura, com 134 net, seguido por Hugo Ramos Júnior, com 140, e Sílvio Antunes, com 143.
Saulo Camargo Prestes, do Itapeva, foi o melhor na handicap índex de 19,5 a 25,7, com 135 tacadas, contra 150 de José Luiz Fozzate Pires, do Portal Japy, e 155 de Fabio Junqueira Bressane, de Poços de Caldas.
Na handicap acima de 25,8, o pódio foi dominado pelo Itapeva. Alysson Corrêa somou as mesmas 148 tacadas de Nelson Sussumi Sato, mas levou vantagem no desempate para ficar com o título. Carlos Oliveira Affonso terminou na terceira posição, com 152 tacadas.
No feminino, Lucia Guilger, a Barata, do São Fernando, que já havia vencido em 2013, chegou ao bicampeonato ao somar 158 tacadas (79/79), contra 162 (81/81) de Stela Miyagi, do Arujá. Isabel Monfort Pires, do Portal Japy, venceu na handicap até 25,7, com 175 tacadas.
O torneio contou pontos para os rankings paulistas masculino e feminino scratch e por handicap índex.