Lista/Grade

Golfista, dê sua tacada solidária! Faça sua Doação via Imposto de Renda para o Hospital Pequeno Príncipe

 Até 30 de abril, pessoas físicas podem doar até 3% do imposto para manter trabalhos filantrópicos como o do Hospital Pequeno Príncipe

Hospital pequeno Príncipe

O Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR),  é um antigo parceiro do golfe brasileiro, não só no Paraná, mas também dos últimos Abertos do Brasil, sendo a entidade beneficiada do programa de responsabilidade social da Confederação Brasileira de Golfe até o último torneio realizado em 2019.

Por isso, mas principalmente pelo excelente trabalho realizado há mais de 100 anos, é uma boa oportunidade para os golfistas brasileiros darem suas tacadas solidárias doando uma parcela do seu imposto de renda para o Hospital Pequeno Príncipe.

Até o próximo dia 30 de abril, pessoas físicas que fazem declaração do Imposto de Renda (IR) via formulário completo podem destinar até 3% do imposto – a pagar ou a restituir – e fazer a diferença na rotina das instituições filantrópicas, como o Pequeno Príncipe, maior pediátrico do Brasil, com sede em Curitiba (PR). Mesmo diante do difícil cenário causado pela crise sanitária que fez a instituição fechar 2020 com um prejuízo extra de mais de R$ 10 milhões, o Hospital tem mantido o atendimento de alta complexidade, ciente de seu papel como referência nacional.

Visita de Matthew Faldo (filho de Nick Faldo) ao Hospital Pequeno Príncipe em 2017

Para o contribuinte, na prática, a doação via renúncia fiscal não oferece despesa alguma. Isso porque, no caso de quem tem imposto a pagar, o valor doado é descontado da quantia devida à Receita Federal. No caso de quem tem IR a restituir, o valor doado é somado à restituição, corrigido pela Taxa Selic. Mas mesmo com condições favoráveis, apenas 2,05% do potencial de doação é alcançado todos os anos. Isso significa que mais de R$ 7,5 bilhões deixam de impactar o cenário da saúde no país. “O processo é simples e permite ao doador acompanhar como o recurso é utilizado. E, para nós, as doações pelo Imposto de Renda são de fundamental importância”, comenta a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

No Pequeno Príncipe, as doações se traduzem nos investimentos em pesquisas, em tecnologia, na capacitação de profissionais e no suporte de pacientes oriundos de todo o Brasil que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

Crise sanitária

Referência nacional em procedimentos de média e alta complexidade em 32 especialidades, o Pequeno Príncipe, há 15 anos, usa a modalidade de restituição fiscal como uma de suas principais fontes de recursos. A instituição tem vários projetos aprovados no Fundo para Infância e Adolescência. Todos são monitorados pelos Conselhos de Direitos e pelo Tribunal de Contas, que acompanham a utilização de recursos e fiscalizam a prestação de contas.

Com 378 leitos, sendo 68 em UTIs, o Pequeno Príncipe destina 70% da sua capacidade para o Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo a diretriz de oferecer tratamento integral e humanizado, independentemente se são pacientes provenientes do sistema público ou de convênios.

Em 2020, o cancelamento de procedimentos eletivos e a diminuição na taxa de ocupação de leitos e na procura pelo atendimento nas emergências provocaram uma queda nos recursos do Pequeno Príncipe. Já as despesas aumentaram, principalmente por conta da necessidade de investimento em equipamentos de proteção individual – o crescimento na compra desses materiais chegou a 400%, sendo que a alta no preço de alguns itens superou 1.000%.

Ainda assim, procedimentos de alta complexidade foram mantidos e 247 transplantes foram realizados – 61 de medula óssea. Além disso, o Pequeno Príncipe retomou em 2020 o serviço de transplante de fígado. Foram 15 cirurgias feitas no ano passado, priorizando crianças de até 10 anos. Além, de outras 12.233 cirurgias e 12.510 internações.

“Contamos com a sensibilidade do contribuinte, que além de cumprir a sua obrigação com o governo federal tem a oportunidade de ajudar a viabilizar as nossas atividades de assistência e pesquisa”, reforça a diretora.

Serviço

Pessoas físicas podem entrar em contato, para fazer sua doação de Imposto de Renda, pelo e-mail doepequenoprincipe@hpp.org.br ou pelos telefones (41) 21013-3886 e (41) 99962-4461.

 

Veja também:

Andrey Xavier e Lauren Grinberg vencem o 94º LATAM e Delta Amador do Brasil Andrey Xavier e Lauren Grinberg vencem o 94º LATAM e Delta Amador do Brasil
Inscrições abertas do 52º Aberto Masculino e Feminino do Guarapiranga Inscrições abertas do 52º Aberto Masculino e Feminino do Guarapiranga
Campeões da etapa de junho do Terras Friends 2025, em Itu (SP) Campeões da etapa de junho do Terras Friends 2025, em Itu (SP)
Barretos mantém a nostalgia dos greens de areia, que fazem parte da tradição do golfe Barretos mantém a nostalgia dos greens de areia, que fazem parte da tradição do golfe
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software