O Damha Golf Club, de São Carlos (SP), inova mais uma vez ao criar um programa de desenvolvimento do golfe feminino. A inspiração para a novidade é a Academia de Golfe Juvenil Anwar Damha, que desde 2006 vem revelando talentos no golfe paulista e brasileiro e incentivando a entrada das crianças e adolescentes no esporte. O programa Damas do Damha oferece todo sábado aulas gratuitas para as mulheres, sejam elas golfistas ou apenas interessadas no esporte. Ricardo Salinas e Antonio Araújo, profissionais do clube, dão aulas teóricas e práticas para as damas entre 9h e 10h.
“Reservamos o horário nobre do clube para atendê-las e estimular o crescimento do golfe entre as mulheres”, diz Carlos Gonzalez, presidente do Damha Golf Club. “O golfe é um esporte que deve envolver a família inteira”, completa. O programa Damas do Damha é gratuito e está aberto a todas as mulheres interessadas, sejam sócias do Damha ou não. “Não é necessário ter nenhuma noção anterior de golfe e nem equipamento, pois emprestamos os tacos”, diz Salinas, que também coordena a bem-sucedida equipe juvenil e infanto-juvenil do clube, que já reúne cerca de 30 jovens golfistas.
As golfistas e futuras golfistas que aderirem ao programa Damas do Damha têm mais uma grande vantagem: são isentas de pagar pelo aluguel de bolinhas do driving range (a área de prática). Nas aulas teóricas, as alunas do Damha tem noções de regras, etiqueta, história e teorias da mecânica do swing. As aulas práticas também são bastante diversificadas e envolvem treinos no driving range, no chipping green (área para treinar tacadas mais curtas) e putting green (área para treinar as tacadas para embocar a bola).