O golfista paulista Alexandre Rocha fez história nesta sexta-feira e, pela primeira vez em sua carreira, lidera um torneio do PGA Tour, o milionário circuito norte-americano de golfe, que reúne os melhores golfistas do planeta.
Rocha assumiu a liderança isolada do Reno-Tahoe Open, torneio que distribui US$ 3 milhões em prêmios, sendo US$ 540 mil para o campeão, no final da segunda rodada, que foi concluída por volta das 22h30 desta sexta-feira em horário de Brasília. O campeonato acontece no Montreux Golf & Country Club, em Reno, Nevada (EUA).
Rocha marcou 16 pontos nesta sexta-feira, o melhor resultado entre todos os 132 competidores do torneio. No total, ele soma 24 pontos, contra 22 dos vice-líderes, os norte-americanos John Mallinger e J.J. Henry.
O torneio utiliza um sistema de pontuação não muito comum no PGA Tour. Trata-se do Stableford Modificado, em que vence aquele que completa os 72 buracos com o maior número de pontos, e não com o menor número de tacadas, como geralmente ocorre.
Os pontos são concedidos de acordo com a performance dos competidores buraco a buraco. O resultado de Rocha na segunda rodada, com sete birdies (um abaixo do par do buraco) e um eagle (dois abaixo) e apenas três bogeys (um acima), foi excelente. Ele jogará as rodadas finais do torneio neste sábado e domingo.
Primeiro brasileiro em 30 anos no PGA Tour, Rocha já participou de 15 torneios do PGA Tour este ano e chegou às finais em seis deles. O golfista tem o patrocínio de Adidas, Concorde Group, Hugo Boss e TaylorMade. A melhor colocação de Rocha este ano foi o 49º lugar no True South Classic, no mês passado.