Andrey Xavier e Lauren Grinberg são os campeões do 94º LATAM e Delta Amador de Golfe do Brasil, principal torneio do calendário amador nacional, realizado no Clube de Golfe de Brasília, no Distrito Federal, que terminou neste domingo, 6 de julho.
Andrey, do Clube de Brasília, garantiu o tricampeonato do Amador do Brasil sendo o único golfista a jogar todas as voltas abaixo do par e sem ser ameaçado em nenhum momento. Ele terminou com 272 tacadas, 16 abaixo do par, com voltas de 67, 70, 66 e 69 tacadas.
Herik Machado, do Damha, foi o vice-campeão com voltas de 72, 72, 67 e 71 tacadas, seguido por Gonzalo Berlin, do Brasília, que concluiu com voltas de 76, 72, 68 e 68.
No feminino, Lauren Grinberg finalmente alcançou o título de campeã do Brasil. A jogadora do São Paulo liderou de ponta a ponta e, mesmo sob pressão no último dia, quando a diferença chegou a apenas duas tacadas, assegurou a vitória com um total de 297 tacadas, após voltas de 72, 75, 74 e 76.
Duas jogadoras dividiram o segundo lugar: Maria Antônia Gavião, do Belém Novo, e a chilena Agustina Gomes. A brasileira registrou voltas de 74, 76, 76 e 73, enquanto a representante do Chile marcou 75, 77, 74 e 73 tacadas.
O torneio contou pontos para o Ranking Mundial Amador de Golfe e para o Ranking Nacional, reunindo competidores do Brasil, México, Chile, Argentina e Paraguai.
A programação incluiu também a disputa da 13ª Taça Mario Gonzalez, torneio internacional por duplas. A equipe brasileira formada por Andrey Xavier e Herik Machado venceu com ampla vantagem, somando 554 tacadas, 32 a menos que os chilenos Simon Roessler e Raul Roman.
A organização do evento ficou a cargo da Confederação Brasileira de Golfe, com patrocínio da LATAM Airlines e Delta Airlines, e apoio da Oracle, do Jade Hotel, do Comitê Olímpico do Brasil e do Clube de Golfe de Brasília.