Lista/Grade

Aberto do Terras de São José: Igor e Giovana conquistam bicampeonato

Igor Cruz e Giovana Frezza Foto; Thais Pastor/F2

Igor Cruz, do Damha, e Giovana Frezza, do Corujinha,conquistaram o bicampeonato do WHG apresenta Aberto do Terras de São José Golfe Clube – 21º Feminino e 42º Masculino, encerrado neste sábado, 18 de outubro, em Itu (SP).

Apesar da virada do tempo um grande público compareceu para acompanhar o jogo e para desfrutar das atrações para toda a família, que teve seu auge com o show da banda Classic Zoom, que encerrou o evento, juntamente com a entrega de prêmios.

Igor, o número 5 do Brasil, começou o dia perdendo por uma tacada e só conseguiu virar o placar no final para levar a Taça Jacob Federmann, da competição scratch masculina, que valeu o ranking da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe). O líder em boa parte da rodada foi Marcelo Muritiba, quatro vezes campeão do maior torneio de seu clube, que só cedeu o empate no buraco 15 e viu Igor o superar no 17, antes de fechar a rodada com um birdie no 18 e conquistar seu sétimo título do ano em torneios do ranking estadual.

Vitória

Igor foi campeão com 145 (75-70) tacadas, uma acima, depois de ter feito a única volta abaixo do par e melhor parcial de todo o torneio na rodada final. Ivan Tsukazan, do Santos São Vicente, mas que está em processo de transferência para o Damha, onde vai defender a equipe de alto rendimento do clube, em 2026, também superou os dois líderes da véspera, para ser o vice-campeão com 149 (75-74) tacadas, um resultado importante para quem foi um dos melhores juvenis do país, parou de jogar e só está retornando às competições depois de quase uma década.

Uma das atrações do torneio foi Luca Almeida, de 13 anos, que começou a rodada empatado em primeiro e se isolou na liderança com um birdie no buraco 1. Mesmo errando vários putts curtos que poderiam ter mudado a sorte do jogo, Luca teve chance de lutar pelo título até fazer um triplo bogey-7 no 14, o par 4 assinatura do campo, com um green-ilha, onde errou um approach com a bola numa descida e acertou o grande lago que fez ainda muitas outras vítimas no dia. Luca terminou em terceiro com 152 (74-78).

Destaques

Muritiba, por sua vez, teve a chance de voltar a ser campeão no Terras de São José dez anos depois de vencer pela última vez. Mas ele viu Igor diminuir sua desvantagem de duas para uma tacada com um birdie no 14, cedeu o empate com um bogey no 15, e deu a liderança para Igor após novo bogey no 17. No 18, um par 5, perdendo por uma, Muritiba arriscou tudo e se deu mal. Errou o driver pela direita, declarou a bola injogável e só entrou no green com a sexta tacada a caminho de um quádruplo bogey-8, que o deixou empatado em terceiro, com 152 (74-78).

Muritiba teve que se contentar com o vice-campeonato na categoria com handicap índex até 8,5, onde somou 150 (73-77) tacadas, mesmo total e parciais do que Paulo Cabernite, também da casa, que foi campeão nos critérios de desempate, por ter jogado uma tacada melhor nos nove buracos finais. Marcio Kim completou o pódio só da casa ao ficar em terceiro, com 151 (75-76).

Dirigente e patrocinadores na mesa de premiacao.
Foto: Thais Pastor/F2

Handicaps

Na 8,6 a 14 mais um título para o Terras de São José, ganho pelo juvenil Gustavo Bastos dos Santos, que tem menos de um ano de golfe e foi campeão com 140 (69-71) tacadas, quatro abaixo do par. O pódio foi completado por Guilherme Moralles, do Damha, vice-campeão com 149 (78-71) tacadas, no desempate contra Ricardo de Carvalho, do Quinta do Golfe, que também somou 149 (72-77), mas jogou pior na volta final.

Na 14,1 a 19,4 o campeão foi Paulo Roberto Mondini, da Bahia, um dos oito estados brasileiros que se fizeram representar no Aberto que é referência em mesclar golfe de alto rendimento com festa e atrações para todos. Mondini venceu com 142 (65-77) tacadas, seguido por Benício Moreira Jorge, de 10 anos, outro juvenil revelado no escolinha do Terras de São José, com 145 (76-69), e pelo juvenil Otavio do Val Rocha, do Ipê, com 148 (81-67).

Na 19,5 a 25,7, mais um pódio só do Terras de São José, com Edison Carlos da Silva campeão com 144 (70-74) e Vitor de Andrade, vice-campeão com 145 (74-71), nos critérios de desempate contra Arthur Mesnik, que ficou em terceiro, com 145 (69-76). E na 25,8 em diante, mais um pódio com dobradinha de juvenis: Enrique Chaves, do Quinta do Golfe, venceu com 80 (44-36) pontos, na modalidade stableford, seguido por Sergio de Oliveira, que jogou em casa, com 79 (39-40). Joao Pedro Pereira terminou em terceiro, com 77 (38-39).

 Feminino

Entre as mulheres, Giovana Frezza, do Corujinha, começou a garantir o título no primeiro dia, quando fez a melhor volta feminina do torneio, a caminho de ser campeã com 168 (81-87). A juvenil Alexa Alonso, do São Fernando, melhorou seis tacadas em relação à estreia para ser vice-campeã com 174 (90-94). Mariani Mariano, do Terras de São José, fez a melhor volta da rodada final para terminar em terceiro com 177 (94-83).

Mariani, no entanto, foi a campeã da categoria com até 18 de handicap index, com 149 (80-69) tacadas. Juliana Passos, do Riacho Grande, foi a vice-campeã, com 152 (76-76). E entre as com index de 18,1 em diante, dobradinha do Terras de São José, com Cecilia Petri campeã com 64 (30-34) pontos, na modalidade stableford, mesmo total de Jandira Oliveira (35-29), que foi vice-campeã nos critérios de desempate.

Premiação e Sorteios

Ninguém ganhou nenhum dos três cobiçados prêmios oferecidos para hole-in-one: um Niro HEV EX, da Kia, no buraco 15; um carrinho de golfe Gomoov GM 300, no buraco 12; e um cruzeiro de 7 noites, para duas pessoas, em um dos roteiros fluviais da Europa oferecidos pela AmaWaterways, que é representada no Brasil pela  Velle Representações, que no final sorteou um cruzeiro entre os jogadores. Houve ainda o sorteio de vários brindes, entre eles duas bicicletas elétricas Goomov.

André Egoroff, presidente do Terras de São José, comandou a entrega de prêmios acompanhado por Rosaldo Malucelli, fundador do clube, e pelos capitães Kako Cruz Lima e Stella Bihar, por Ademir Mazon, presidente da FPGolfe; patrocinadores, do ator Marcos Pasquim e de Henrique Kirilauskas, idealizador do The Golf Brasil, programa semanal que vai reestrear na Band em novembro, em várias plataformas, incluindo canal aberto, e os canais por assinatura Bandsports e Band News.

Patrocínio

O WHG apresenta Aberto do Terras de São José Golfe Clube – 21º Feminino e 42º Masculino teve patrocínio de WHG; Apostamax; Ensiva; Kia; Paraná Banco; Real Green | Toro; Terras Imóveis; Gomoov; Grupo Terras; Jacuzzi; Black Princess; Muniz Martins Advogados; Novotel Itu Terras de São José Golf & Resort; Outlett Premium; Engenho Dom Tápparo | Cachaça Cabaré; Tenuta Malucelli; AmaWaterways – Velle; Paris Elysees; Power Lead Baterias Tracionárias; Lual Alimentos; Grupo Dois Irmãos – Café Ituano | Ghini Café; Pérola Buffet; e Spa Novotel Itu By L’Occitane. A organização foi do Terras de São José Golfe Clube, com supervisão da Federação Paulista de Golfe.

Veja também:

Caxangá Golf & Country Club realiza 40º Aberto de Golfe Caxangá Golf & Country Club realiza 40º Aberto de Golfe
Aberto do Terras de São José: Igor e Giovana conquistam bicampeonato Aberto do Terras de São José: Igor e Giovana conquistam bicampeonato
Golfistas de dez países participam do Sul-Americano Sênior, de 20 a 24 de outubro, no Rio de Janeiro Golfistas de dez países participam do Sul-Americano Sênior, de 20 a 24 de outubro, no Rio de Janeiro
Marcelo Monteiro conquista na Justiça direito de dar aulas sem CREF Marcelo Monteiro conquista na Justiça direito de dar aulas sem CREF
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software