O 59º Aberto de Golfe do Brasil, apresentado por Credit Suisse Hedging-Griffo, é o mais importante torneio profissional de golfe do país e será disputado no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), de 02 a 06 de outubro, com a participação dos 144 melhores jogadores do Brasil e da América do Sul.
Organizado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e pela IMX, sancionado pelo PGA TOUR Latinoamérica, o Aberto do Brasil é o mais tradicional da história do golfe brasileiro. A entrada é liberada para o público.
Clique aqui para ver a programação completa do Aberto do Brasil.
O torneio é a quarta etapa do PGA TOUR Latinoamérica, o mais novo circuito latino-americano de golfe, distribuirá R$ 226.000,00 em prêmios, e é o primeiro evento do PGA TOUR Latinoamérica no país.
“Com toda certeza é um grande orgulho ter o Aberto do Brasil como um torneio do PGA TOUR Latinoamérica. Isso mostra a importância do país no cenário do golfe mundial. O PGA Tour Latinoamérica valerá vagas para o Web.com Tour, o circuito que dá acesso ao PGA Tour e pontos para o ranking mundial, pontos esses indispensáveis para um atleta participar das Olímpiadas”, afirma Rachid Orra, presidente da CBG.
Paulo Pacheco, vice-presidente da CBG e Enio Ribeiro, vice-presidente de esportes da IMX estiveram no México acompanhando de perto a primeira etapa do circuito. Lá, puderam observar todo trabalho dos mexicanos no torneio, que foi muito bem organizado, segundo Paulo Pacheco: “No México, vi um trabalho muito bem feito pelos organizadores locais e pelo PGA TOUR Latinoamérica. O Aberto do Brasil será um dos maiores torneios já vistos na história do país”.
O 59º Aberto de Golfe do Brasil começa no dia 30 de setembro com a realização de um torneio de qualificação para os golfistas profissionais e jogadores com handicap index até 3.0. Serão 12 vagas em disputa com a participação de até 84 jogadores.
No dia 01 de outubro o campo estará liberado para treino dos jogadores. No dia 02 de outubro, às 11h00, acontece um torneio festivo (PRO-AM) com a participação dos profissionais e amadores.
O Aberto do Brasil será disputado em quatro dias (72 buracos). O torneio começa no dia 03 de outubro e após a segunda rodada, no dia 04 de outubro, haverá um corte passando os 50 melhores classificados e empatados para os dois dias seguintes do torneio, dias 05 e 06 de outubro. Logo após o encerramento da competição no sábado, dia 06 de outubro, haverá um coquetel e entrega dos troféus.
Patrocínio – O Aberto do Brasil tem o patrocínio máster da Credit Suisse Hedging-Griffo. Patrocínio da Comgas e Nextel. Apoio da Philips. O relógio oficial é Rolex e o café oficial é Nespresso. Operadora oficial é a Tam Viagens. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e apoio da Federação Paulista de Golfe, R&A, São Fernando Golf Club. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Golfe e pela IMX e é sancionado pelo PGA TOUR Latinoamérica.
Histórico glorioso – Em mais de seis décadas de glória (a primeira edição foi em 1945), o Aberto do Brasil já atraiu alguns dos principais nomes do golfe mundial, numa lista de campeões que incluem Sam Snead (1952), Billy Casper (1958 & 1959), Peter Alliss (1961), Gary Player (1972 e 1974), Raymond Floyd (1978) Jerry Pate (1980), Hale Irwin (1982), Roberto De Vicenzo (1954, 57, 60, 63, 64 & 1973) e o brasileiro Mario Gonzalez (1946, 48, 49, 50, 51, 53, 55, 69), maior vencedor da história do campeonato. O atual campeão do Aberto do Brasil é o colombiano Oscar Alvarez, vencedor em 2011 no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP).
Sobre a CBG – Entidade máxima do golfe no Brasil, a Confederação Brasileira de Golfe foi criada em 1957 com o nome de Associação Brasileira de Golfe, mudando para o nome atual em 1976. Hoje a CBG agrega oito federações e 116 campos afiliados. Em um cenário especial para o esporte no país, a entidade trabalha em conjunto com seus associados para incentivar a formação de novos talentos, assim como desenvolver e suportar atletas de alto rendimento e fomentar a maturidade técnica da modalidade.
Sobre a IMX – Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor no país. As áreas de atuação dividem-se em três pilares: Esportes (criação e produção de eventos, consultoria e gerenciamento de talentos), Entretenimento (realização de shows e artes cênicas) e Venues. Através do braço IMX Live firmou sociedade com a empresa Rock World S.A, do empresário Roberto Medina, para expansão da marca Rock in Rio, em uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil. Com a IMX Talent oferece planejamento de imagem e carreira com uma visão diferenciada e específica, valorizando cada etapa da vida profissional de seus clientes. Também atua com ativação de patrocínios e endorsements, desde a prospecção e negociação de contratos a media training, administração de crises e retorno de mídia. O portfólio da IMX inclui projetos como a gestão do time de vôlei RJX e eventos como UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), LPGA Brasil Cup (golfe), Mundial de Futevôlei 4×4, Travessia dos Fortes (maratona aquática), Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), Escape to Rio (triathlon), entre outros.