A sétima etapa do ranking capixaba de golfe, que será realizada neste sábado, dia 20, no Clube Capixaba de Golf, localizado no município de Serra (ES), aliará esporte, saúde e informação.
Além da possiblidade de definição de alguns campeões anuais, o torneio será em benefício da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), em comemoração à campanha Outubro Rosa, cuja finalidade é despertar o interesse da população capixaba para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer.
Todos os jogadores estarão vestidos com a cor da campanha e diversas ações serão realizadas durante o evento. O lutador de boxe e medalhista olímpico Esquiva Falcão estará presente para contribuir com a divulgação da causa e arriscar algumas tacadas.
Fazem parte das atrações do torneio, a campanha de doação de roupas e acessórios para o bazar da instituição, o dia de beleza com aulas de automaquiagem e cuidados com a pele para as mulheres participantes e a exposição de joias da Collezione Splendore, de Renata Malenza, com toda renda revertida para a Afecc.
De acordo com o presidente do Clube Capixaba de Golf, Paulo Ottoni, a ideia é aliar o esporte com o alerta da prevenção do câncer. “O esporte, como o golfe, é uma grande ferramenta para a prevenção da doença, além de auxiliar na cura dos pacientes que já a possuem. Queremos multiplicar as informações para que mais pessoas saibam como prevenir e diagnosticar precocemente”, ressaltou.
Sobre o torneio
O torneio acontece em 18 buracos e é disputado em quatro categorias divididas por handicap, tipo de pontuação utilizada para igualar jogadores de níveis diferentes, medindo o aproveitamento pelo número de tacadas a mais que o atleta pode dar em relação à quantidade de buracos em jogo. Serão jogadores da categoria masculina de handicap 0-18; 19-27; 28-36 e da feminina de 0-36.
Na categoria masculina de handicap 0-18 e na categoria feminina, a disputa será na modalidade Stroke Play, em que se sai melhor o jogador que concluir os 18 buracos do campo com o menor número de tacadas. Nas demais categorias, a modalidade será a Stableford, na qual o resultado é encontrado por pontos. Os pontos são atribuídos por comparação com o resultado fixado para cada buraco (Par).
Serão premiados os dois primeiros lugares em cada categoria, e o Gross, o atleta que realizar menos tacadas. Em caso de empate na pontuação do Gross, será disputada uma morte súbita no buraco 18.
O golfista mirim Henrique Piassi de Souza, de apenas 11 anos, é uma das promessas do golfe capixaba. Atualmente, o atleta, que é filho do golfista profissional Assis de Souza, está em primeiro lugar no ranking estadual na sua categoria de handicap 28-36, deixando para trás golfistas mais velhos, experientes e com mais tempo de esporte. Se ficar em primeiro lugar nesta 7ª etapa, Henrique já é o campeão anual da categoria.