O Projeto Esporte e Lazer Adaptativo em São José dos Campos, interior de São Paulo, existe há dois anos e atua em vários esportes, como canoagem (kaiak), handbike (bicicletas impulsionadas pelas mãos) e treinamento funcional (treinamento físico específico para as atividades que lhe são próprias). Agora a novidade do projeto é a inclusão do golfe.
O projeto resolveu somar forças e convidou a profissional de educação física Juracy Barros, especialista em treinamento específico para golfistas pela Titleist Performance Institute , para participar do projeto Desafiar os Campos Sobre Rodas.
Sobre a coordenação de Leandro Pereira, Artur Hashimoto Inoue e Evandro Bonocchi as aulas sempre são ministradas sem custos aos cadeirantes. O projeto recebe o apoio da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).
Com o apoio da Associação Esportiva São José, campo de golfe do Clube de Campo Santa Rita, na pessoa do Capitão Vilarinho, durante o aberto realizado pela Federação Paulista de Golfe, foi dado o início da inclusão do golfe no projeto.
Segundo Juracy Barros, o objetivo do projeto no departamento de golfe é atender o maior número de cadeirantes possível sem custos e para isso estamos à procura de parceiros.
“Já temos campo e profissionais para treiná-los, agora precisamos de parceiros para organizar torneios e adaptação de todos os materiais necessários para o sucesso total desta empreitada”, diz Juracy Barros. “A inclusão de cadeirantes no golfe é nosso maior objetivo e lembrando que teremos as Paraolimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro”, completa Juracy.