O golfista paulista Alexandre Rocha disputará a partir desta quinta-feira dia 2 o Reno-Tahoe Open, torneio do PGA Tour que distribuirá US$ 3 milhões em prêmios, sendo US$ 540 mil para o campeão. O campeonato acontecerá no Montreux Golf & Country Club, em Reno, Nevada (EUA).
O torneio será marcado pela utilização de um sistema de pontuação não muito comum no PGA Tour. Trata-se do Stableford Modificado, uma adaptação do sistema criado há mais de cem anos pelo dr. Frank Barney Stableford. Diferentemente da maioria dos torneios, em que vence aquele que completa os 72 buracos em um número menor de tacadas, desta vez vencerá quem fizer o maior número de pontos.
Os pontos serão concedidos buraco a buraco. O jogador que fizer 5 num buraco de par 5, por exemplo, não somará nenhum ponto. Aquele que fizer birdie (uma abaixo do par, ou seja, 4) somará +2. Quem fizer um eagle (dois abaixo do par, ou seja, 3) ganhará +5 pontos. E quem fizer um bogey (um acima do par, ou seja, 6) ou double bogey ou mais (dois ou mais, ou seja, 7 e acima) perderá respectivamente 1 e 3 pontos.
Na semana passada, Rocha ficou de fora das finais do RBC Canadian Open por apenas uma tacada. A melhor colocação de Rocha este ano foi o 49º lugar no True South Classic, no mês passado.
Primeiro brasileiro em 30 anos no PGA Tour, Rocha já participou de 15 torneios do PGA Tour este ano e chegou às finais em seis deles. O golfista tem o patrocínio de Adidas, Concorde Group, Hugo Boss e TaylorMade.