Com uma volta de 66 tacadas na primeira rodada, o argentino Sebástian Fernandez largou na frente do 58º Aberto de Golfe do Brasil, principal competição da modalidade no país e uma das mais importantes do continente.
O torneio acontece no São Fernando Golf Club, em Cotia (Grande SP) e distribui R$ 250 mil em prêmios. Pela primeira vez desde 1945, quando foi criado, o campeonato distribui pontos para o ranking mundial de golfe, que servirá como base para a seleção dos atletas que competirão no retorno do golfe aos Jogos Olímpicos em 2016, no Rio de Janeiro. A organização do Aberto do Brasil é da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) em parceria com a Brasil1.
Fernandez somou 66 tacadas na volta inicial, disputada nesta quinta-feira, e lidera por uma tacada de diferença em relação a cinco golfistas empatados na vice-liderança, com 67 tacadas: o carioca Philippe Gasnier, que é o brasileiro melhor colocado, os também argentinos Paulo Pinto, Tomas Argonz e Mauricio Molina e o colombiano Diego Vanegas.
Logo atrás aparecem três jogadores com 68 tacadas, numa prova de que a disputa pelo título promete ser embolada e emocionante até a final: Jesus Amaya (Colômbia), Daniel Barbetti (Argentina) e Cesar Augustin Costilla (Argentina).
O melhor amador em campo é Pedro da Costa Lima, o líder do ranking amador brasileiro. Convidado pela Confederação Brasileira de Golfe para disputar o campeonato, Pepê, como é conhecido, está empatado em 24º lugar com 71 tacadas.
O torneio prossegue nesta sexta-feira. Após a segunda rodada, apenas os 40 melhores jogadores e empatados nessa posição passarão o corte e disputarão as duas rodadas finais, no sábado e no domingo.
PGA Tour no Brasil – A Confederação Brasileira de Golfe se reuniu na manhã desta quinta-feira com o PGA Tour, principal circuito de golfe profissional do mundo, com o Tour de Las Americas, o circuito de golfe latino-americano, e com a Brasil1, agência que organiza o Aberto do Brasil em parceria com a CBG.

Lavie, Warfield, Orra, Pacheco e Ribeiro: reunião sobre desenvolvimento do golfe Foto: Zeca Resendes
Participaram da renião Rachid Orra e Paulo Pacheco, respectivamente presidente e vice-presidente de marketing da CBG, Jack Warfield, vice-presidente do PGA Tour, Henrique Lavie, comissionário do TLA, e Enio Ribeiro, diretor da Brasil1. Warfield veio ao Brasil especialmente para acompanhar o Aberto do Brasil, que pela primeira vez em sua história vale pontos para o ranking mundial. A intenção foi discutir o desenvolvimento do golfe brasileiro e sul-americano e falar sobre o futuro do esporte na região.
Patrocínio – O 58º Aberto do Brasil tem o patrocínio da Credit Suisse Hedging-Griffo. O relógio oficial é Rolex e o café oficial é Nespresso. O evento conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte e apoio da C&C, Embrase Segurança e Serviços, Federação Paulista de Golfe, R&A, São Fernando Golf Club, Sportv e TAM Viagens. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Golfe e pela Brasil1 e é sancionado pelo Tour de Las Americas.
Clique aqui para ver os resultados completos.