Lista/Grade

Golfista, dê sua tacada solidária! Faça sua Doação via Imposto de Renda para o Hospital Pequeno Príncipe

 Até 30 de abril, pessoas físicas podem doar até 3% do imposto para manter trabalhos filantrópicos como o do Hospital Pequeno Príncipe

Hospital pequeno Príncipe

O Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR),  é um antigo parceiro do golfe brasileiro, não só no Paraná, mas também dos últimos Abertos do Brasil, sendo a entidade beneficiada do programa de responsabilidade social da Confederação Brasileira de Golfe até o último torneio realizado em 2019.

Por isso, mas principalmente pelo excelente trabalho realizado há mais de 100 anos, é uma boa oportunidade para os golfistas brasileiros darem suas tacadas solidárias doando uma parcela do seu imposto de renda para o Hospital Pequeno Príncipe.

Até o próximo dia 30 de abril, pessoas físicas que fazem declaração do Imposto de Renda (IR) via formulário completo podem destinar até 3% do imposto – a pagar ou a restituir – e fazer a diferença na rotina das instituições filantrópicas, como o Pequeno Príncipe, maior pediátrico do Brasil, com sede em Curitiba (PR). Mesmo diante do difícil cenário causado pela crise sanitária que fez a instituição fechar 2020 com um prejuízo extra de mais de R$ 10 milhões, o Hospital tem mantido o atendimento de alta complexidade, ciente de seu papel como referência nacional.

Visita de Matthew Faldo (filho de Nick Faldo) ao Hospital Pequeno Príncipe em 2017

Para o contribuinte, na prática, a doação via renúncia fiscal não oferece despesa alguma. Isso porque, no caso de quem tem imposto a pagar, o valor doado é descontado da quantia devida à Receita Federal. No caso de quem tem IR a restituir, o valor doado é somado à restituição, corrigido pela Taxa Selic. Mas mesmo com condições favoráveis, apenas 2,05% do potencial de doação é alcançado todos os anos. Isso significa que mais de R$ 7,5 bilhões deixam de impactar o cenário da saúde no país. “O processo é simples e permite ao doador acompanhar como o recurso é utilizado. E, para nós, as doações pelo Imposto de Renda são de fundamental importância”, comenta a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

No Pequeno Príncipe, as doações se traduzem nos investimentos em pesquisas, em tecnologia, na capacitação de profissionais e no suporte de pacientes oriundos de todo o Brasil que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde.

Crise sanitária

Referência nacional em procedimentos de média e alta complexidade em 32 especialidades, o Pequeno Príncipe, há 15 anos, usa a modalidade de restituição fiscal como uma de suas principais fontes de recursos. A instituição tem vários projetos aprovados no Fundo para Infância e Adolescência. Todos são monitorados pelos Conselhos de Direitos e pelo Tribunal de Contas, que acompanham a utilização de recursos e fiscalizam a prestação de contas.

Com 378 leitos, sendo 68 em UTIs, o Pequeno Príncipe destina 70% da sua capacidade para o Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo a diretriz de oferecer tratamento integral e humanizado, independentemente se são pacientes provenientes do sistema público ou de convênios.

Em 2020, o cancelamento de procedimentos eletivos e a diminuição na taxa de ocupação de leitos e na procura pelo atendimento nas emergências provocaram uma queda nos recursos do Pequeno Príncipe. Já as despesas aumentaram, principalmente por conta da necessidade de investimento em equipamentos de proteção individual – o crescimento na compra desses materiais chegou a 400%, sendo que a alta no preço de alguns itens superou 1.000%.

Ainda assim, procedimentos de alta complexidade foram mantidos e 247 transplantes foram realizados – 61 de medula óssea. Além disso, o Pequeno Príncipe retomou em 2020 o serviço de transplante de fígado. Foram 15 cirurgias feitas no ano passado, priorizando crianças de até 10 anos. Além, de outras 12.233 cirurgias e 12.510 internações.

“Contamos com a sensibilidade do contribuinte, que além de cumprir a sua obrigação com o governo federal tem a oportunidade de ajudar a viabilizar as nossas atividades de assistência e pesquisa”, reforça a diretora.

Serviço

Pessoas físicas podem entrar em contato, para fazer sua doação de Imposto de Renda, pelo e-mail doepequenoprincipe@hpp.org.br ou pelos telefones (41) 21013-3886 e (41) 99962-4461.

 

Veja também:

Festa de dois anos do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes (SP) Festa de dois anos do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes (SP)
3ª edição do Mulheres no Green acontece no Guarujá Golf Club, no dia 31 de maio 3ª edição do Mulheres no Green acontece no Guarujá Golf Club, no dia 31 de maio
Inscrições abertas para a Taça Batom no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP) Inscrições abertas para a Taça Batom no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP)
Inscrições abertas para o 7° Aberto do Campo Olímpico de Golfe Inscrições abertas para o 7° Aberto do Campo Olímpico de Golfe
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software