Lista/Grade

Torneio ABGS do Lago Azul: Douglas Black conquista quarto título consecutivo

Douglas Black, com Constantino Ajimasto Jr Foto: Thais Pastor/F2

Douglas Black, com Constantino Ajimasto Jr
Foto: Thais Pastor/F2

Apesar de um duplo bogey no buraco final, o escocês Douglas Black, o Doug, capitão do Sapezal – FPGolfe, venceu por uma tacada de vantagem o 10º Torneio ABGS de Golfe Sênior do Lago Azul, disputado nesta quinta-feira, 12 de novembro, em Araçoiaba da Serra (SP).

Com esse seu quarto título consecutivo, Doug conquistou por antecipação o ranking sênior scratch ABGS de 2020, que ainda terá uma etapa, dia 24 de novembro, no São Paulo Golf Club.

Doug começou na frente ao jogar 36, o par da primeira metade do campo, e mesmo piorando para 43 nos nove buracos finais, foi campeão com 79 tacadas, sete acima do par. Paul O’Doherty, do São Paulo, que precisava terminar à frente de Doug para levar a decisão do ranking para o torneio final, terminou apenas em terceiro lugar, com 81 tacadas, empatado com Shozo Karasawa, do Vista Verde, e Lyn Ahn, do Guarapiranga.

Rankings FPGolfe – Nas categorias scratch há apenas troféu da ABGS para o campeão, mas como essas categorias valem pontos para o ranking da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), os três primeiros colocados ganham medalhas oferecidas pela entidade. Doug levou a medalha de ouro, seguido por Adauto Oliveira, do Arujá, vice-campeão com 80 tacadas, que ficou com a medalha de prata, e por Karasawa, que ganhou a de bronze nos critérios de desempate.

Na categoria pré-sênior (40 a 54 anos) scratch, o campeão foi Plínio Albregard, do Arujá, com 82 tacadas. Ele ganhou o troféu da ABGS e a medalha de outro da FPGolfe. A medalha de prata ficou para Sergio Cimerman, do São Fernando, um dos mais importantes infectologistas brasileiros, com atuação destacada na pandemia de Covid-19, que somou 93 tacadas. Carlos Ferreira, do Santos São Vicente, levou a medalha de bronze, com 96 tacadas.

Handicaps – Entre os seniores de handicap índex até 14 houve um tríplice empate em primeiro lugar com 72 tacadas, o par do campo. Quem levou a melhor nos critérios de desempate foi Lyn Ahn, seguido por Adauto Oliveira e por Seizo Yano, do PL. Na 14,1 a 23, mais um título decidido nos critérios de desempate entre dois jogadores com 67 (-4): Denis Cho, do Clube de Golfe de Campinas, foi o campeão, com Rodolfo Santos ficando com o vice-campeonato. O troféu de terceiro lugar ficou para Francisco Matarazzo, do São Francisco, com 68.

Na 23,1 a 32, jogada no sistema stableford, o campeão foi Fernando Braga, de Bauru, vice-presidente Técnico da ABGS, que somou 40 pontos (somou 69 tacadas). Antonio Alvarenga, do São Paulo Futebol Clube, foi o vice, com 37 pontos, seguido por Akira Yazui, do Sapezal, com 35. Também stableford foi a disputa dos superseniores, que teve vitória de Antônio Luiz Gantus, do São Francisco, com 34 pontos.

Houve ainda premiação para a categoria única pré-sênior por handicaps (até 32), onde Renato Marques Campos, do Santos São Vicente, venceu com 70 tacadas, seguido por Francisco Correa de Camargo, do Quinta do Golfe, vice-campeão com 72. E na categoria feminina única até 32, venceu Keiko Shimomaebara, do PL, com 72 tacadas.

Homenagem – Antes da cerimônia de premiação, Constantino Ajimasto Júnior, o Grego, presidente da ABGS, fez, em nome da diretoria e dos associados da entidade, uma homenagem póstuma a dois importantes golfistas seniores, que nos deixaram na última semana, com um “Pai Nosso”, rezado em uníssono pelos presentes: Muneki Tikasawa, ex-presidente do Arujá e presidente da Associação Nikkey de Golfe do Brasil; e Augusto Videira, grande incentivador e apoiador do golfe, cuja missa se sétimo dia, virtual, aconteceu nesta quinta, durante a competição. A missa de Tikasawa aconteceu na terça-feira.

Grego, que defende o Damha, de São Carlos, ajudou a entregar os prêmios do dia ao lado de seus vice-presidentes Fernando Braga (Técnico), de Bauru, e Giusepe Lo Russo (Financeiro), do Arujá, e de José Gustavo Bellini, presidente do Lagos Azul Golfe Clube, que teve o campo muito elogiado pelos presentes e convidou os sócios da ABGS a participar do Aberto de seu clube, no final do mês. As inscrições podem ser feitas no site da FPGolfe.

Agradecimentos – Foram feitos ainda agradecimentos aos membros do Conselho ABGS presentes: Alexandre Leonardi, da Fazenda Boa Vista; Lim Thiang Sou, do Campinas; Luiz Sardinha, da Fazenda São João da Boa Vista; e Rodolfo Santos, do São Paulo; além do staff do clube: Silvia (Gerente), Karol (Secretária), Mauricio Miranda (Profissional), Adriel e Amauri  (Starters) e José Roberto (Caddie Mestre).

O próximo torneio e último válido para os rankings ABGS de 2020 será dia 24 de novembro, excepcionalmente numa terça-feira, no São Paulo Golf Club. O torneio exclusivo para associados da ABGS já está com as vagas esgotadas e em lista de espera. Haverá ainda uma etapa final, festiva, o Torneio da Virada ABGS 2020/2021, dia 10 de dezembro, no Damha Golf Club, em São Carlos, quando serão entregues os prêmios de melhores do ano.

Veja também:

Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes
Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril
Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open
Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software