Lista/Grade

Americano Shad Tuten é o campeão do 66ª JHSF Aberto do Brasil

Shad Tuten  FotoEnrique Berardi/PGA TOUR

Shad Tuten
Foto: Enrique Berardi/PGA TOUR

Shad Tuten foi o campeão do 66º JHSF Aberto do Brasil, a décima etapa do PGA TOUR Latinoamérica, encerrado neste domingo (29), na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (SP).

O americano de 27 anos virou o placar na última volta, para superar os compatriotas Patrick Flavin e Patrick Newcomb por duas tacadas, conquistando sua primeira vitória no PGA TOUR Latinoamérica. Rodrigo Lee foi o melhor brasileiro na competição, terminando em sétimo lugar.

“Foi o melhor campo que já joguei na minha vida. Sério, os greens estavam perfeitos e só tenho a agradecer à CBGolfe e aos demais organizadores, também aos patrocinadores e aos voluntários, que me alegraram durante toda a semana. Preciso também agradecer ao meu pai, pois passei por muita coisa para chegar até aqui e se não fosse o apoio da minha família não teria conseguido”, disse Shad Tuten, após a conquista.

:Shad Tuten  Foto:Enrique Berardi/PGA TOUR

Shad Tuten
Foto: Enrique Berardi/PGA TOUR

Tuten iniciou a volta decisiva do Aberto do Brasil com uma tacada de desvantagem para Newcomb, -17 a -18, e travou uma grande batalha com o compatriota ao longo dos 18 buracos da Fazenda Boa Vista. A vitória ficou praticamente garantida, entretanto, quando Newcomb fez um doble bogey no 16, contra um birdie de Tuten, que já vinha com uma tacada a menos. As quatro tacadas de diferença, a dois buracos do fim, deram tranquilidade a Tuten, que fez par no 17 e 18, para levantar o troféu de campeão com 263 tacadas (67,65, 64, 67), -21. Patrick Newcomb e Patrick Flavin ficaram empatados em segundo, com 265, -19, após eagle do primeiro no último buraco.

O brasileiro mais bem colocado no Aberto do Brasil foi Rodrigo Lee, que chegou a liderar no fim do segundo dia. Ele terminou na T7, com 268 (65, 65, 68, 70), -16. Foi o terceiro top 10 de Lee na temporada. Felipe Navarro ficou na T20, com 273 (65, 68, 69, 71), -11, e Alexandre Rocha na T24, com 274 (69, 65, 69, 71), -10.

Outros cinco brasileiros passaram o corte: Odair Lima, na T40, com 281 (71, 68, 73, 69), -3, Herik Machado, na T44, com 282 (67, 67, 73, 75), -2, Ronaldo Francisco e Gustavo Teodoro, empatados na T46, com 283, -1, e Rafael Barcellos, em 52º, com 285, +1.

A vitória de Tuten ocorreu após 36 eventos disputados no PGA TOUR Latinoamérica. Este ano, ele disputou os dez torneios do calendário oficial e, além de sua vitória neste domingo em Porto Feliz, destaque para seu resultado entre os dez primeiros colocados no Chile Open, apresentado pela VOLVO e no Mexican Golf Open.

Essa vitória levou-o ao quinto lugar na Ordem do Mérito, onde ele agora figura com ganhos de $ 50.724. A liderança, pela segunda semana consecutiva, permanece nas mãos de Augusto Núñez. O argentino está com US $ 68.169. Os americanos Tom Whitney, com $ 57.105, Patrick Flavin, com $ 51.726, e Jared Wolfe, com $ 50.724, ocupam o segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente.

Jared Wolfe  Foto: Enrique Berardi/PGA TOUR

Jared Wolfe
Foto: Enrique Berardi/PGA TOUR

“No ano passado, eu estava lutando para entrar no top 60 para manter meu cartão. Hoje a vida mudou e eu luto por ser um dos ‘Los Cinco’ do PGA TOUR Latinoamérica. Este Tour evoluiu de uma maneira incrível e, como eu sempre digo, se você conseguir vencer aqui, poderá vencer no próximo nível. Quero ser um dos melhores e acho que estou conseguindo ”, afirmou Tuten, profissional desde 2015.

Esta foi a quarta parada do Bupa Challenge, uma competição que agrupou os eventos que o Tour realizou no Panamá, República Dominicana e Brasil. Após o 66º JHSF Aberto do Brasil, o primeiro lugar ficou nas mãos do americano Jared Wolfe. Um empate pelo décimo lugar do general na Fazenda Boa Vista garantiu ao campeão o cheque de dez mil dólares, cortesia da Bupa Global Latin America.

O 66º JHSF Aberto do Brasil foi organizado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) e pelo PGA TOUR Latinoamérica, e contou com patrocínio da JHSF, Bupa, Volvo, Bodega Garzon, Technogym, Rolex e Hospital Pequeno Príncipe, parceiro de responsabilidade social.

Veja também:

Aware Investments patrocina edição 2025 da Taça Japão Aware Investments patrocina edição 2025 da Taça Japão
43º Campeonato Aberto do Lago Azul, dias 23 e 24 de maio 43º Campeonato Aberto do Lago Azul, dias 23 e 24 de maio
Apple TV+ lança Stick, uma nova série de comédia de golfe, no dia 4 de junho Apple TV+ lança Stick, uma nova série de comédia de golfe, no dia 4 de junho
Festa de dois anos do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes (SP) Festa de dois anos do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes (SP)
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software