
Foto:Divulgação
A Confederação Brasileira de Golfe (CBG) anunciou esta semana a contratação de Africa Madueño Alarcón como nova preparadora física da entidade.
Formada em educação física na USP, ela é certificada em Golf Fitness Level III pelo Titleist Performance Institute (TPI), em Pilates for Golf nos EUA e em treinamento pelo American College of Sports and Medicine. Ela é pioneira no Brasil em treinamento físico de golfistas desde 2005, trabalhando desde então com atletas amadores e profissionais. É fundadora da antiga Golfepilates, agora rebatizada de GolfeFit, e colunista do Jornal do Golfe.
Africa trabalhará em conjunto com o coach nacional da CBG, Luiz Felipe Miyamura. Juntos, eles definirão os atletas que serão atendidos.
O trabalho de Africa envolverá uma avaliação física inicial, onde serão detectadas limitações de mobilidade e estabilidade dos atletas, dores, lesões anteriores , entre outros itens. Depois, a profissional fará contato com os treinadores de golfe e de preparo físico individuais de cada golfista, para montar uma planilha de treinamento individual para cada um, que será reavaliada a cada dois meses. Haverá metas semestrais e anuais para cada atleta, que será monitorado em encontros bimestrais e em conversas por Skype, onde poderão tirar dúvidas e avaliar sua evolução.
“A intenção é criar uma mentalidade de atleta entre os golfistas, para que eles possam desenvolver sua independência e realizar sozinhos seus treinos, administrar bem o descanso e fazer o aquecimento e alongamento durante o período de treinamento e de competições”, diz ela.
Será utilizado o aplicativo Edufii para acompanhamento dos treinamentos. Este aplicativo permite que a comunicação e compartilhamento de informações sobre treinos, evolução, vídeos e metas entre todos os membros da equipe.
“O golfe é um esporte unilateral, que exige muita potência e coordenação, e que também causa muitas lesões, por isso o preparo físico é fundamental”, diz Africa. “O golfista tem que ter muita consciência corporal para desenvolver ao mesmo tempo a potência e delicadeza necessárias para ter controle”, completa.
“As referências da Africa são muito boas. Esperamos agregar muito aos atletas de Alto Rendimento”, diz Euclides Gusi, presidente da CBG.

Foto: Divulgação
Novo membro de diretoria – O paranaense Francisco Carlos Tramujas da Costa e Silva foi empossado nesta quinta-feira no cargo de vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe (CBG). A posse se deu durante reunião da diretoria da entidade, que agora ele passa a integrar.
Costa e Silva entra no lugar do gaúcho Octavio Villar, o Fanta, que renunciou ao cargo por motivos pessoais. Ele era suplente do Conselho Fiscal da CBG.
“Damos as boas-vindas ao Francisco, que pretende se dedicar com bastante afinco ao golfe. E agradecemos imensamente ao Fanta pelos serviços prestados”, diz Gusi.
Ao lado de Costa e Silva, o paulista Osmar da Costa Sobrinho completa o quadro de vice-presidentes da CBG.
Também participaram da reunião de diretoria, além de Sobrinho e Costa e Silva, Daniel Neves (diretor de Relações Internacionais e Regras), Ricardo de Rose (diretor Administrativo) e Roberto Gomez (diretor Técnico).

