Lista/Grade

Nagayama lidera Brasileiro de Golfe; Brasil sai na frente na disputa internacional

Pedro Nagayama lidera a competição  Foto: Gustavo Garrett/CBG

Pedro Nagayama lidera a competição
Foto: Gustavo Garrett/CBG

O jovem paulista Pedro Nagayama jogou uma volta de 67 tacadas nesta quinta-feira, dia da primeira rodada do 87º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, para liderar a competição por três tacadas de vantagem e levar o Brasil à liderança da Taça Mario Gonzalez, disputa internacional de duplas que ocorre em paralelo. No feminino, a liderança está com a argentina Agustina Gomez Cisterna.

“Começar jogando tão bem o Amador não podia ser melhor”, disse ele. “Fui bem agressivo e fiz uma volta bem sólida. Tive sorte em algumas tacadas, e competência em outras”, conta. Um exemplo foi o buraco 8, seu penúltimo do dia (ele saiu pelo buraco 10): a tacada inicial do paulista bateu em uma árvore, mas pulou para a esquerda, em direção à raia. “Bati um tiro de ferro 5 de 197 jardas e deixei perto do buraco para fazer eagle”, referindo-se ao termo utilizado quando o golfista faz duas tacadas abaixo do par do buraco (fez 3 em um buraco de par 5).

A disputa pelo título promete, pois ainda há três rodadas. O vice-líder é o paranaense Ulisses de Toledo Junior, com 70 tacadas, que terminou sua volta com três birdies e um eagle, ou seja, baixou cinco tacadas em quatro buracos.

Outros seis competidores estão empatados em terceiro, todos com 71 tacadas: Matheus Balestrin (RS), Guilherme Ferreira da Costa (PR), Guilherme Nunes Grinberg (SP), Andres Schonbaum (ARG), Jinbo Ha (COR) e Herik Machado (RS).

Herik faz dupla com Nagayama na Taça Mario Gonzalez, disputa internacional de duplas entre o Brasil e outros seis países. Os dois totalizaram 138 tacadas, contra 145 dos vice-líderes, os argentinos Schonbaum e Andres Gallegos.

No feminino, a liderança está com a argentina Agustina Gomez Cisterna, que jogou 69, seguida de duas paraguaias empatadas em segundo, com 71, Viviana Maria Prette e Anahy Belen Servin Pacua. As melhores brasileiras são Ana Beatriz Cordeiro (PR) e Laura Helena Caetano (DF), empatadas em 7º com 76 tacadas.

A segunda rodada acontece nesta sexta-feira a partir das 8h45, e deve ser concluída até as 15h30, caso não haja novas interrupções climáticas – a primeira rodada foi atrasada por uma hora e 20 minutos por conta da neblina do início do dia. As finais acontecem sábado e domingo.

Entrada gratuita – A entrada do público que quiser assistir ao torneio é gratuita – basta fazer um cadastro na entrada da sede Romão Rodrigues Branco do Clube Curitibano (Av. 25 de Janeiro, 2461 – Jardim Menino Deus – Quatro Barras – PR).

O 87º Campeonato Amador de Golfe do Brasil conta com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e com recursos da Lei Agnelo Piva. A organização é da CBG, com apoio do Hospital Angelina Caron, revista Golf&Turismo, Federação Paranaense e Catarinense de Golfe e do Clube Curitibano.

Euclides Gusi, presidente da CBG, e Roberto Gomez  Foto: Gustavo Garrett/CBG

Euclides Gusi, presidente da CBG, e Roberto Gomez
Foto: Gustavo Garrett/CBG

Homenagem – Se há algum golfista brasileiro que coleciona troféus e recordes, sem contar amigos e admiradores, esse golfista é o paulista Roberto Gomez. Ele foi homenageado na noite de quarta, no jantar de abertura do 87º Campeonato Amador de Golfe do Brasil, pois esse é o 40º Amador do qual participa.

Gomez foi tetracampeão do torneio, em quatro décadas e quatro estados diferentes. Seu primeiro título foi em 1980 (ano que ainda pertence à década de 70), no Porto Alegre Country Club (RS). No ano seguinte, conquistou novamente o título, desta vez no Itanhangá Golf Club (RJ). Seu terceiro título foi em 1991, no mesmo Clube Curitibano que agora sedia novamente o torneio. Sua última vitória foi em 2004, no São Paulo Golf Club (SP).

Ele ainda coleciona mais de 110 vitórias em torneios scratch. Entre outros números impressionantes, representou o Brasil 21 vezes na Copa Los Andes, onde foi campeão duas vezes (1982 e 2002). É o recordista mundial em participações no Mundial de Golfe, com 12 edições jogadas. Foi também bicampeão sul-americano sênior.

A placa que recebeu das mãos de Euclides Gusi, presidente da CBG, dizia o seguinte: “A Confederação Brasileira de Golfe parabeniza pela sensacional marca de 40 anos de participações no Campeonato Amador de Golfe do Brasil. Torcemos para que mais golfistas sigam seu exemplo de dedicação e paixão pelo esporte, aprendendo a cada tacada e com o nosso maior bem comum: o orgulho em fazer parte da história do golfe brasileiro”.

“Estou muito emocionado por ter a oportunidade de jogar 40 vezes o campeonato brasileiro, que tive a felicidade e honra de ganhar quatro vezes. Muito obrigado por esta homenagem e por esta lembrança, de coração”, disse ele.

As homenagens continuaram no dia seguinte. Na primeira rodada, todos os cartões de jogo traziam uma foto de Gomez, que foi surpreendido pela novidade pouco antes de iniciar sua partida nesta quinta-feira.

ACESSE AQUI A PÁGINA DO TORNEIO E VEJA OS RESULTADOS COMPLETOS

Veja também:

43º Campeonato Aberto do Lago Azul, dias 23 e 24 de maio 43º Campeonato Aberto do Lago Azul, dias 23 e 24 de maio
Apple TV+ lança Stick, uma nova série de comédia de golfe, no dia 4 de junho Apple TV+ lança Stick, uma nova série de comédia de golfe, no dia 4 de junho
Festa de dois anos do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes (SP) Festa de dois anos do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes (SP)
3ª edição do Mulheres no Green acontece no Guarujá Golf Club, no dia 31 de maio 3ª edição do Mulheres no Green acontece no Guarujá Golf Club, no dia 31 de maio
© 2025 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software