Posted in

Se segura, Tiger! Tiger Woods está quase de volta, mas o cenário do golfe atual promete surpresas

Experts já apresentaram os grandes favoritos para o topo do ranking em 2017: os norte-americanos Dustin Johnson e Jordan Spieth, o australiano Jason Day e o norte-irlandês Rory McIlroy

Recentemente, o mundo do golfe entrou em polvorosa com o anúncio do retorno do astro Tiger Woods às competições em dezembro deste ano, mas não vai ser fácil para o “tigre” voltar a ser o número 1. Desde seu afastamento, em agosto de 2015, alguns atletas vêm fazendo bonito nos campos de golfe pelo mundo, e já há uma fila de candidatos querendo tomar seu lugar como referência no esporte.

Com o fim de mais uma temporada do principal circuito profissional de golfe, o PGA Tour, os experts já apresentaram os grandes favoritos para o topo do ranking em 2017: os norte-americanos Dustin Johnson e Jordan Spieth, o australiano Jason Day e o norte-irlandês Rory McIlroy, que se revezaram nas primeiras posições em 2016 e prometem disputar os principais torneios da próxima temporada.

Segundo o site de apostas Betsson para a competição PGA Tour em 2017,  Dustin Johnson tem 28.6% de chances de vitória,  seguido por Rory McIlroy com 22.7% % de chances, Jason Day com 18.2%  e Jordan Spieth com 14.3%.

Confira abaixo as conquistas destes astros:

1- JASON DAY

28 anos

10 títulos no PGA Tour

Austrália

Jason Day Fonte: kicksonfire.com
Jason Day
Fonte: kicksonfire.com

Número 1 do ranking há 33 semanas, o australiano Jason Day começou com tudo o ano de 2016, ganhando dois troféus em março: o do Arnold Palmer Invitational e o bicampeonato do WGC-Dell Match Play, evento que apenas Tiger Woods e Geoff Ogilvy conseguiram vencer mais de uma vez. Ao vencer Louis Oosthuizen na final do WGC, Day chegou ao topo do ranking e se manteve firme na liderança, somando boas participações nos principais eventos do ano.

Day possui um major na carreira, competição em que também quebrou um recorde: em 2015, ele conquistou o US PGA Championship com um agregado de 20 abaixo do par, estabelecendo a melhor marca em todos os tempos em um torneio de Grand Slam.

A vitória no The Players Championships, em maio, por sua vez, fez de Jason Day o nome favorito do golfe para 2017, que o colocam como favorito em três dos principais torneios no ano que vem. Desde o Canadian Open, em 2015, Jason Day está imparável: conquistou sete títulos em apenas dez meses.

2- DUSTIN JOHNSON

32 anos

12 títulos do PGA

Estados Unidos

Distin Johnson Fonte: realtor.com/ Kevin C. Cox/Getty Images
Dustin Johnson
Fonte: realtor.com/ Kevin C. Cox/Getty Images

Atual campeão do US Open, seu primeiro título de Grand Slam na carreira, o norte-americano Dustin Johnson também figura entre os favoritos para as principais competições de 2017. Além do major, Johnson levou para casa também este ano o troféu do torneio da FedEx Cup em setembro e do bicampeonato do WGC Bridgestone Invitational, em julho.

Além disso, Johnson recebeu, em 2016, o prêmio “Player of The Year”, a mais tradicional e importante premiação do PGA Tour.

Rory McIIroy Fonte: progresso.com.br
Rory McIIroy
Fonte: progresso.com.br

 

3 –  RORY MCILROY

27 anos

13 títulos no PGA

Irlanda do Norte

Detentor de quatro majors – US Open (2011), British Open (2014) e PGA Championship (2012 e 2014) – o norte-irlandês vem despontando como o grande rival de Jason Day na próxima temporada.

Dono de dois troféus este ano em setembro, um no EMC Championship e o outro no Tour Championship, McIlroy pretende melhorar sua participação em 2016 marcando presença em três competições ainda este ano: o WGC Champions, no mês de outubro, em Xangai; e outros dois em novembro, o Turkish Airlines Open e o DP World Tour Championship, em Dubai.

Em 2017, Rory McIIroy planeja conquistar o único major que lhe falta, o Masters Championships, e se juntar ao seleto grupo de cinco jogadores que conseguiram o feito de serem campeões em todos os torneios do Grand Slam.

Jordan Spieth Fonte: cnn.com
Jordan Spieth
Fonte: cnn.com

4– JORDAN SPIETH

22 anos

7 títulos do PGA

Estados Unidos

Com dois triunfos em 2016, entre eles a conquista do Hyundai Tournament of Champions, disputado no Havaí em janeiro, o norte-americano Jordan Spieth se firma como a mais nova revelação do golfe dos Estados Unidos. Apesar de não ter conseguido tantas vitórias como no ano passado (2 majors em 2015 – The Masters e US Open), Jordan chegou a liderar o ranking até o ínicio do ano, mas não conseguiu manter o desempenho e caiu três posições até agora.

Com o sétimo triunfo da sua carreira no PGA Tour, Spieth chegou perto de Tiger Woods, ao igualar o número de vitórias que a estrela do esporte conseguiu até os 22 anos de idade.

Tiger Woods Fonte: Esporte Interativo/Reuters / Brian Spurlock-USA TODAY Sports
Tiger Woods
Fonte: Esporte Interativo/Reuters / Brian Spurlock-USA TODAY Sports

Tiger Woods volta às competições após cirurgia

Sem competir desde agosto de 2015, por conta de uma lesão nas costas que o levou a fazer três cirurgias, o ex-número 1 e o mito no mundo do golfe, Tiger Woods, anunciou que vai voltar ao circuito profissional ainda este ano. Em seus planos, está a disputa do Hero World Challenge, de 1° a 4 de dezembro, nas Bahamas.

Woods, de 41 anos, foi líder do ranking mundial durante 683 semanas entre 1997 e 2014. Com 79 títulos e 14 majors no currículo, Woods despencou no ranking mundial após deixar os campos, ocupando agora apenas a 767ª colocação.

Com mais de US$ 110 milhões na carreira em premiações, Tiger Woods foi considerado, em 2015, o atleta mais valioso do mundo, cuja marca foi estimada em US$ 30 milhões.

O grande desafio de Woods agora será mostrar ao mundo que ainda é o melhor, mesmo após seu longo afastamento do esporte. Talvez mais do que nunca, o ano de 2017 promete ser repleto de emoções para os fãs de golfe.

 

Compartilhe: