Posted in

Bola enterrada na área do tee. Tem alívio sem penalidade?

Seria possível uma bola batida a partir do tee shot, enterrar no próprio pique, ainda no mesmo tee shot?

Foto: Internet
Foto: Internet

Veja a foto ao lado.

Sim! É possível.

E agora, têm alívio de acordo com as regras, ou deve declarar injogável?

Veja a Regra 25-2:

Regra 25-2 – Bola Enterrada

Uma bola enterrada no solo, em seu próprio pique, em qualquer área de grama cortada rente ao chão através do campo, pode ser levantada, limpa e dropada sem penalidade, tão perto quanto possível do ponto onde a bola se encontrava, porém não mais perto do buraco. Ao cair, a bola deve primeiro tocar o solo através do campo. “Área de grama cortada rente ao chão” significa qualquer área do campo com a grama cortada como a do Fairway, ou mais baixa, inclusive caminhos no rough.

Note que a Regra fala que bola enterrada em área de grama cortada rente ao chão e “através do campo”, é permitido alívio. Lembrando: “através do campo” é toda a área do campo menos a área do tee e o Green do buraco que está sendo jogado e os azares.

Mas por equidade, Regra 1-4, como não está claramente definido nas regras, o jogador pode obter alívio sem penalidade, mesmo se a bola ficar enterrada na área do tee shot e deve seguir a regra de 25-2. Isto está determinado pela Decision 25-2/8.

Desta forma, apesar desta péssima tacada, o jogador tem alívio sem penalidade.

Agora, se o seu parceiro bate drivers como este, acho que está na hora de procurar outro parceiro…

Até a próxima,
J. Nabuco