O jovem golfista gaúcho Herik Machado, de 18 anos, disputa de sábado a segunda-feira o Thunderbird International Junior no Raptor Course do Grayhawk Golf Club, em Scottsdale, no Arizona (EUA).
O evento reunirá 78 golfistas juvenis do mundo todo e conta com o apoio da Thunderbirds, uma organização que promove a cidade Phoenix por meio dos esportes, do ídolo Phil Mickelson e do Grayhawk Golf Club.
Herik foi convidado para participar do torneio pela American Junior Golf Association (AJGA, ou Associação Americana de Golfe Juvenil) por conta de sua performance no recente Sul-Americano de Golfe Juvenil, quando terminou em primeiro lugar na disputa individual e ajudou o time masculino brasileiro a ganhar a medalha de bronze. Ele viaja com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), por meio da Lei Agnelo Piva.
Uma das grandes revelações do golfe brasileiro, Herik vem de origem humilde. Ele foi descoberto por meio de um programa social desenvolvido pelo Clube Campestre de Livramento, de Santana do Livramento (RS), e pela Federação Riograndense de Golfe.
O jovem venceu na semana passada em Itatiba (SP) o Faldo Series South America Championship, a final sul-americana de um dos maiores circuitos de golfe juvenil do mundo, o Faldo Series.
Herik também faz parte do time de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) que disputará a Copa do Mundo de Golfe Juvenil, em junho, no Japão, e é o primeiro dos rankings nacional adulto e juvenil brasileiros.