Os jogadores Paulo Vitor Veiga Mattos e Lauren Nunes Grinberg sagraram-se campeões da 3ª etapa do Torneio Juvenil do Estado de São Paulo, na Associação Esportiva São José, em São José dos Campos (SP), encerrado no domingo, dia 25 de agosto. Mattos, representante do VistaVerde, fez o melhor resultado de cada dia, incluindo a volta mais baixa e única abaixo do par de todo o torneio.
O campeão jogou 74 (+4) na estreia, para empatar em primeiro com Eduardo Ueta, do Santos São Vicente, mas não deu chances aos adversários no domingo quando abriu a volta com três birdies consecutivos, a partir do buraco 5, para se isolar em primeiro e permanecer assim até o final. Ele jogou 69, uma abaixo, para somar 143 tacadas.
João Paulo Carlos da Silva, revelado na Escola de Golfe Anwar Damha, de São Carlos, começou perdendo por duas e jogou 73 no domingo, para ser o vice-campeão, com 149. Outro destaque do torneio foi Thomas Choi, do Terras de São José Golf Club, de Itu, que jogou 73 no domingo para terminar em terceiro, com 150, apenas uma atrás do jogador do Damha.
A seguir, terminaram Lucas Park, do Paradise, e Ueta, ambos com 151 tacadas. Na categoria juvenil, até 18 anos, o título ficou para JP Silva, do Damha (149), seguido por Ueta ( 151) e por Allan Freire, outra revelação do Damha, com 158.
Entre os pré-juvenis (até 15 anos), Paulo Mattos venceu com 12 de vantagem sobre Lucas de Oliveira, do São Fernando, que somou 155 e terminou uma à frente do local Victor Costa Pinto. Na infanto-juvenil (até 13 anos), vitória apertada de Thomas Choi (150) sobre Lucas Park (151).
Rodrigo Ferrari, do Clube de Campo de São Paulo, levou a medalha de bronze, com 162. E entres os infantis (até 11 anos) venceu Diogo Oliveira, de São José (172), seguido por Marcos Park, do Paradise (182) e Guilherme Grinberg, do Lago Azul (186).
Meninas – No feminino, Lauren Grinberg, do Lago Azul, venceu com 164, contra 167 de Esther Subin, do Terras de São José. Amy Florence Hirose, do São Fernando, ficou em terceiro com 178, mas foi a campeã juvenil (até 18 anos), seguida por Isabella Scarinzi, de São José (185) e Jaqueline Wendy, do São Paulo (226).
Na pré-juvenil, venceu Subin (167) seguida por Sophie Ribeiro da Silva, do Clube de Campo (196) e Letícia Nakatani, do São Fernando (240). E entre as meninas mais novas, de até 13 anos, vitória de Lauren (164), com Scarinzi em segundo (183) e Amanda de Souza, do Golfe Nota 10, em terceiro (193).
Como acontece desde 2012, a Federação Paulista de Golfe distribui medalhas de outro, prata e bronze em seus torneios, adequando o golfe ao espírito olímpico. No quadro de medalhas da etapa, o Terras de São José foi o campeão com duas de outro, uma de prata e uma de bronze. O Lago Azul ficou em segundo, com duas de ouro e uma de bronze, seguido pelo VistaVerde, com duas de ouro. Foram distribuídas 27 medalhas para jogadores de dez diferentes clubes.