A décima edição do Invitational Golf Cup Instituto Ronald McDonald acontece no sábado, dia 15 de junho, no Terras de São José Golfe Clube, em Itu (SP).
Este ano, o torneio contará com uma participação especial: o símbolo da campanha será Matheus Nascimento. Em 2006 ele foi diagnosticado com câncer. Em 2010, fora de tratamento, o garoto foi a estrela do McDia Feliz. Agora veste a camisa do torneio de golfe e comemora a saúde.
Matheus é um menino como outro qualquer: estuda, brinca, gosta de escutar música. Mas ele também desempenha um papel especial, representa as crianças já salvas por causa de doações adquiridas em campanhas e eventos como este. Em 2006, quando tinha apenas um ano de idade desenvolveu um linfoma.
Hoje, com 8 anos de idade ele venceu a doença e vai representar milhares de crianças e adolescentes Brasil afora que vem superando o câncer. Matheus ficou hospedado na Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro durante o tratamento no INCA. Ambas são instituições beneficiadas pelo Instituto Ronald McDonald.
Idealizado pela Martin-Brower – patrocinadora diamante – em parceria com o Instituto Ronald McDonald, o torneio de golfe é um dos maiores da modalidade na América Latina e tem como objetivo captar recursos que são investidos para aumentar os índices de cura do câncer infantojuvenil em todo o país. Desde a primeira edição, foram arrecadados cerca de R$ 1,8 milhão para a causa.
Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família e Casas Ronald McDonald – que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares.
As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.