Lista/Grade

Lançamento da modalidade Pologolfe, mesclando os dois esportes, foi um sucesso

Equipe campeã Pologofe

Equipe campeã Pologofe

Um novo esporte, o Pologolfe, mesclando as duas modalidades, nasceu no último final de semana, no Parque do Lago, em Dourado (SP), cidade no centro geográfico do estado de São Paulo, na região de São Carlos, a 265 km da capital paulista.

Além de lançar o novo esporte, com uma competição entre duas equipes jogando golfe a cavalo, o evento serviu para apresentar a Expedição Velho Chico, que terá dois cavaleiros percorrendo 4 mil km por toda a bacia hidrográfica do rio São Francisco, a partir de 4 de setembro, para um levantamento histórico, geográfico e ecológico de um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América do Sul, com mais de 2,8 mil km de extensão, que nasce na Serra da Canastra (MG) e deságua no oceano Atlântico, em Alagoas.

Equipes Pologolfe

Equipes Pologolfe

Criação – O Pologolfe foi criado por Sebastião Malheiro, introdutor do enduro equestre no Brasil; Paulo Pimentel, da Golfe & Cia, pioneiro do sistema do Leilão Agropecuário no país, juntamente com Sergio Piza e João Bentoca. O arquiteto Manuel Brancante, designer do Honda Golf Center – FPG, e o greenkeeper José Roberto Pires, ajudaram os idealizadores do novo esporte a desenhar o primeiro campo de Pologolfe, com seis buracos e par 22.

O evento, que contou com a presença de golfistas importantes, como Jair Junqueira, do Ipê GC, de Ribeirão Preto, e Carlos Gonzalez, do Damha GC, de São Carlos, teve ainda a participação de Ademir Mazon, presidente da Federação Paulista de Golfe; Antônio Roganti Filho, Prefeito de Dourado; e Antônio Oliveira Filho, o ex-craque Careca, golfista e dono do Campinas Golf Center. Ademir, que entregou o troféu aos vencedores, aposta no potencial da nova modalidade. “Tanto o Pologolfe, como o Futegolfe, que já é praticado no Brasil, com certeza ajudarão muito a trazendo mais pessoas com potencial para conhecer e praticar o golfe tradicional, que é o lema da diretoria da Federação Paulista, Unidos pelo Golfe”, diz Ademir.

Premição com Ademir Mazon

Premição com Ademir Mazon

Competição – O jogo inaugural de Pologolfe foi disputado sábado, 22 de agosto, entre as equipes da Gironda, formada por Marcelo Marcondes, Euphly Jalles Neto e Paula de Almeida Toledo, e a do Parque do Lago, composta pelos pologolfistas Mario Diniz Junqueira, Sebastião Malheiro e Mariah Diniz Junqueira. O jogo foi na modalidade equipe mista, stroke play, valendo as duas melhores bolas de cada equipe. O jogo é feito com montaria, taqueira, bola e dress code do polo e regras adaptadas do golfe.

Venceu o time do Parque do Lago, que somou 55 tacadas, 11 acima do par e três de vantagem sobre a Gironda, que totalizou 58 tacadas. O melhor resultado individual foi de Mario Diniz Junqueira, com 27 tacadas, 5 acima do par. Todos montaram animais da Raça Mangalarga pertencentes aos criadores Beatriz Biagi (Olinda do Vassoural), João Galvão França (Jaguatirica da Bica), Francisco Diniz Junqueira (Embalo Cava Colina), Luis Opice (Ifigênia RBV) e Sebastião Malheiro (Bonita MAB, Quimera de Dourado SM e Joia de Dourado SM).

Expedição Velho Chico – A expedição pelo rio São Francisco, a partir de 4 de setembro, será feita pelos experientes cavaleiros Sebastião Malheiro e Pedro Aguiar, montando cavalos da raça brasileira Mangalarga, apresentados no evento. Segundo o Guinness, Malheiro e Aguiar são os recordistas mundiais de distância percorrida a cavalo: 14 mil km, em dois anos de cavalgada, começando em 1991, em São Paulo, com destino ao Chuí (Rio Grande do Sul), de lá ao Oiapoque (Amapá), os dois pontos mais extremos, ao sul e ao norte do Brasil, e depois de volta a São Paulo

A expedição começa dia 4 de setembro, no Parque do Lago, em direção à Serra da Canastra devendo chegar à nascente do São Francisco, dia 4 de outubro. A nascente geográfica do Velho Chico fica no município de Medeiros e sua nascente histórica na em São Roque de Minas. De lá, os aventureiros irão percorrer o Velho Chico, que atravessas 521 municípios de cinco estados, até a sua foz, com chegada marcada para o dia 14 de fevereiro de 2021, quando Pedro Aguiar irá comemorar 88 anos de idade.

Link para a reportagem em vídeo da SPTV: ttps://globoplay.globo.com/v/8797743/

Veja também:

Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes Campeões do “One Day in Paradise” em Mogi das Cruzes
Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril Cocó Golfe Clube, em Fortaleza, inaugurou putting green neste domingo, 21 de abril
Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee termina em 8º lugar no 69º ECP Brazil Open
Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee e Rafael Becker estão na final do 69º ECP Brazil Open
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software