Lista/Grade

Isu Choi e Lucas Park conquistam Paulista Juvenil de Match Play Scratch, no Sapezal

Lucas Park e Isu Choi,

Lucas Park e Isu Choi,

Isu Choi, do Terras de São José, e Lucas Park, do Paradise, conquistaram neste final de semana os títulos do Campeonato Paulista Juvenil de Match Play Scratch, disputado no Sapezal Golf Club, em Indaiatuba (SP), campo oficial da Federação Paulista de Golfe (FPG) a uma hora da capital paulista.

A competição, que teve rodadas duplas nos dias 2 e 3 de fevereiro, sábado e domingo, reuniu os seis melhores dos rankings masculino e feminino da FPG até 18 anos, no final da temporada passada.

A vitória de Isu Choi, coreana radicada em São Paulo, acontece num momento especial de sua carreira. Há duas semanas, ela venceu o Juvenil de Verão do Estado de São Paulo, no Lago Azul, para entrar para o ranking mundial amador de golfe aos 13 anos. Antes disse já havia vencido o Aberto Feminino do Clube de Campo, em outubro, e subido ao pódio do Teen World Championship 2018, em Pinehurst, nos EUA, depois de conquistar a vaga ao vencer todos os torneios do Brasil Kids Golf Tour de 2018 que disputou.

Invicta – Isu, que completa 14 anos este mês, começou sua trajetória invicta ao título – somou 15 pontos – vencendo Marina Nonaka, do Arujá, por 1 up, sábado de manhã, mesmo resultado por que passou por Fernanda Lacaz, do São Fernando, à tarde. No domingo, Isu derrotou Samire Oliveira, do Arujá, por 2 & 1, pela manhã, e teve seus dois únicos jogos fáceis à tarde, vencendo, simultaneamente, Júlia Vilas Boas, filiada à FPG, e Ana Nishi Uyeda, do Fazenda da Grama, ambas por 7 & 6, ou seja, deixou as adversárias no buraco 12.

Fernanda Lacaz, que só perdeu para Isu, foi a vice-campeã, com 12 pontos, seguida por Samire Oliveira, que só perdeu para as duas, e terminou em terceiro, com nove pontos. Marina Nonaka terminou em quarto, com seis pontos de suas vitórias sobre Júlia e Uyeda, seguida pela jogadora do Fazenda da Grama, com 3 pontos. Júlia ficou em sexto, sem vitórias. Cada vitória valia três pontos; empates um ponto para cada lado.

Duelo de irmãos – Depois de chegar à rodada final, domingo à tarde, líder invicto, com quatro vitórias, Guilherme Grinberg, do São Paulo, foi surpreendido nos jogos decisivos pelos irmãos Lucas e Matheus Park, do Paradise, a quem enfrentou simultaneamente. Perdeu ambos os jogos por 4 & 3 para terminar em terceiro com 9 pontos ganhos em suas vitórias sobre Pietro Alvim, do São Fernando (3 & 2), Marcos Park, do Paradise (4& 3) e Tomas Ribeiro do Terras de São José (5 & 4).

Lucas, que só perdeu para Pietro, por 1 up, sábado à tarde, depois de ter passado por Tomas Ribeiro por 2 up pela manhã, derrotou Marcos, seu irmão mais novo, por 2 up, domingo cedo, antes de vencer Gui e empatar com Matheus, nos jogos da tarde. Com isso somou 10 pontos para empatar em primeiro. Lucas dividiu o primeiro lugar com Matheus, que perdeu para Marcos na estreia, por 5 & 4, e se recuperou à tarde batendo Tomas por 1 up. No domingo cedo, Matheus derrotou Pietro por 1 up e, à tarde, superou Gui e empatou com Lucas, também somando 10 pontos.

Desempate – Como os irmãos empataram no confronto direto, a decisão do título se deu pelos chamados “pontos pequenos”, ou seja a somar de buracos ganhos no torneio. Lucas se deu melhor por vencer oito buracos, contra 6 de Matheus. Ambos ganharam 4 buracos no confronto contra Gui, com Lucas sendo campeão por ter vencido os outros dois jogos por 2 up, enquanto o irmão vencia dois por 1 up.

Tomas Ribeiro, que venceu Pietro e Marcos, ficou em quarto, com seis pontos, mesma contagem de Marcos, que venceu Pietro e Matheus. Pietro ficou em sexto, com três pontos de sua vitória sobre o campeão. Lucas e Pietro não são mais juvenis a partir de 2019, mas puderam jogar o torneio que teve sua chave decidida pelo último ranking de 2018.

Veja também:

Felipe Navarro, Marcos Negrini e Lauren Grinberg são os campeões do Campeonato Bandeirantes Felipe Navarro, Marcos Negrini e Lauren Grinberg são os campeões do Campeonato Bandeirantes
Rodrigo Lee confirmado para disputar o 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee confirmado para disputar o 69º ECP Brazil Open
Segundo módulo do Programa de Treinadores de Golfe no Brasil, acontece de 25 a 27 de março, em São Paulo Segundo módulo do Programa de Treinadores de Golfe no Brasil, acontece de 25 a 27 de março, em São Paulo
Fairmont Rio Golf Weekend acontece em abril no Campo Olímpico de Golfe Fairmont Rio Golf Weekend acontece em abril no Campo Olímpico de Golfe
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software