Lista/Grade

Golfe no campo de futebol em Guaramiranga, no Ceará

campo

Campo

O Guaragolfe, realizado nos dias 5 e 6 de julho, na cidade serrana de Guaramiranga, foi o primeiro torneio de golfe num realizado fora da região metropolitana de Fortaleza e num campo de futebol.

A cidade de Guaramiranga, situada no Maciço do Baturite, a 100 km de distância da capital cearense, é o menor município do estado em área geográfica e com uma população de aproximadamente 5.000 habitantes. “Realizar o Guaragolfe foi um sonho do golfista Inácio Prata que apresentou a ideia aos golfistas Alex Maranguape e Antenor Naspolini. Na companhia  deste, subiu a serra para apresentar a ideia a prefeita de Guaramiranga, Roberlandia  Ferreira que vibrou com a possibilidade de realizar o Guaragolfe na sua cidade. O casal Ana Paula e Jaap Thoen, coordenador efetivo do evento e responsável pelo brilho e êxito do Guaragolfe”,informa os organizadores.

Golfistas

Golfistas

As inscrições para o Guaragolfe previam um número máximo de 24 golfistas que disputariam o torneio em dois turnos com três voltas de seis buracos, totalizando dezoito buracos. Mas a procura foi tamanha que a coordenação do evento ampliou as vagas para 36 e o torneio foi realizado em três turnos com a participação de 12 mulheres e 24 homens. Além dos golfistas compareceram muitos familiares que deram um brilho especial ao evento e aproveitaram para conhecer melhor a serra, com destaque para o sítio Tibagi da família Pontes, com um zoológico.

Crianças

Crianças

O Guaragolfe foi realizado no estádio municipal de futebol, de tamanho oficial, e com alguns obstáculos para tornar o jogo mais desafiante. Entre os obstáculos merecem destaque: espelho de água, isolado da grama por um plástico resistente e que serviu de obstáculo especial para o buraco 5 no qual era avaliado o near pin; pneus coloridos sobrepostos e com vasos de flores nativas colocadas no interior dos mesmos, que deram uma sensação de obstáculo ornamental; bambus verde-amarelos de aproximadamente três metros de altura também embelezaram o campo e serviram de obstáculos.

No campo de futebol, adaptado para a prática do golfe, foram construídos seis greens e seis tees, possibilitando o jogo em seis buracos com as seguintes dimensões em jardas: buraco 01: 81 jardas –   buraco 02: 61 jardas- buraco 03: 56 jardas –  buraco 04: 57 jardas – buraco 05: 68 jardas  –  buraco 06: 58 jardas

Campeão gross

Campeão gross

Cada tee (saída) foi identificado com uma placa com o respectivo número e a figura de uma ave da região serrana. Os golfistas que participaram do Guaragolfe foram unânimes em aprovar a inovação do golfe em campo de futebol e desejam que esta ideia se propague pelo estado do Ceará e em todo o território nacional, analogamente ao que ocorreu no passado, com o futebol.

A primeira atividade do Guaragolfe foi uma clínica para alunos da rede pública municipal. Participaram 34 alunos do ensino fundamental, meninos e meninas,  que receberam instruções de dois profissionais do Aquiraz Riviera, Alonso Ferreira Cardoso e Israel Lobo Maciel, do profissional do Golf Ville, Rafael Monteiro e de dois golfistas: Francisca Martins e Antenor Naspolini. “Foi um momento muito alegre e participativo com informações básicas sobre ética e técnica do golfe e com a prática com dois tacos: pitch e putter. No final houve uma competição para ver quem conseguia por a bola mais perto da bandeira, batendo a uma distância aproximada de 20 metros. Cada criança recebeu de presente uma bola e foram doados quatro putters, três ferros e varias bolas para a escola, com vistas a prática do golfe no âmbito escolar”, disse Antenor Naspolini.

Placa tee

Placa tee

No encerramento da clínica para alunos da escola pública foi feita a entrega de uma muda de Baoba  cujo nome científico e Adansonia Digitata, arvore que disputa o título de longevidade com o Cedro do Japão e com a Sequoia americana. A semente foi trazida da Angola. África, por Antenor Naspolini que atuou naquele país como consultor do UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância. A doação foi feita ao município lembrando que precisamos semear para as futuras gerações e que os resultados de decisões de políticas educacionais transcendem o período de uma administração e sao geracionais. Espera-se que o Guaragolfe tenha semeado o Baoba do golfe no fértil terreno de Guaramiranga.

O torneio com as celebridades municipais consistiu numa competição, em seis buracos,  com jogo de duplas na modalidade “melhor bola”. As duplas foram formadas por um golfista e uma celebridade local, com destaque para a Prefeita municipal Roberlandia Ferreira. Participaram também, Mateus Reis, Secretário da Educação, Isabel Fernandes, Secretária Adjunta do Turismo, Agnaldo Alves, Diretor de Esportes, Natalia Normandes, Aldeno Marinho e Patrícia Jacaúna da Secretaria do Meio Ambiente e Fernanda Alan, empresária.

O troféu de campeão ficou com a dupla  Mateus Reis, Secretário de Educação e o golfista Alex Maranguape. O troféu de vice ficou com a dupla formada pela Prefeita Roberlandia Ferreira e o profissional de golfe Rafael Monteiro. Concluído o torneio das celebridades, houve um encontro no próprio local, entre a Prefeita Municipal, o Secretário de Educação, o golfista Antenor Naspolini, ex-secretário de educação  do estado do Ceará e o casal coordenador  do Guaragolfe, Ana Paula e Jaap Thoen. “Foram discutidos os aspectos éticos, esportivos e educativos do golfe e a sua importância para a educação das crianças. A prefeita assumiu o compromisso de estudar a possibilidade de construir um mini campo de golfe numa área existente numa escola municipal e de incluir o Guaragolfe no calendário municipal de eventos para o próximo ano, bem como de motivar algum empresário para construir um mini campo de golfe em terreno de alguma pousada existente no município. O secretário de educação comunicou que irá a  Fortaleza para conhecer o mini campo do Parque Estadual do Coco e analisar a possibilidade de  adaptar às condições serranas”, afirmou Antenor Naspolini.

O torneio de golfe foi realizado durante o dia 6, sábado,  em três turnos, com 12 golfistas em cada turno. O primeiro turno começou às 7:00 horas, o segundo as 11:00 horas e o terceiro as 15:00 horas. Como o campo e constituído por seis buracos, o torneio foi realizado com três voltas. Os 36 golfistas foram classificados em três categorias: categoria feminina, com 12 golfistas, categoria masculina com 21 golfistas e categoria infanto-juvenil com três golfistas. O handicap de cada participante foi calculado com base no handicap index publicado pela Confederação Brasileira de Golfe, sendo de 50% para as mulheres e 25% para os homens. Golfistas não federados tiveram o handicap calculado pelo mesmo critério, com base em index 40 para mulheres e 36,4 para homens, conforme  normas da USGA. Duas golfistas da categoria feminina e oito da categoria masculina tinham handicap index abaixo de 20. 

Um fato inusitado ocorreu no Guaragolfe: os dois extremos etários, Daniel Miqueias dos Santos com 11 anos e Antenor Naspolini com 78, sagraram-se campeões gross do torneio. Miqueias participou do Brasil Kids Golf Tour, em São Paulo, no ano de 2018 e no primeiro semestre do corrente ano.

Com o mesmo espírito está programado para o mês de outubro, um torneio de golfe na praia, durante a maré baixa, tendo em vista que o Ceará, com os seus mais de quinhentos quilômetros de litoral, pode se tornar um dos maiores campos de Beach Golf do planeta.

Os trofeus, originais e personalizados, foram uma criação de Ana Paula Thoen e confeccionados pelo artesão local,   Ricardo que compareceu à solenidade de entrega, gravando na hora o nome do vencedor a cada troféu. Receberam troféus do Guaragolfe:

a) Iniciante: Edmea Queiroz Fraga

b) Categoria Infanto-juvenil: 

Vice-campeão: Patrick Marques

Campeão: Daniel Miqueias dos Santos 

c) Near Pin: Daniel D’harcourt

d) Categoria  feminina: 

Terceiro lugar: Sara Pimentel

Segundo lugar: Eliane Lemos.

Campeã net: Elaine Barros

Campeã gross: Francisca Martins 

e) Categoria masculina:

Terceiro lugar: Alexandre Marques, (Xandoca)

Segundo lugar: Nivaldo Nascimento 

Campeão net: Elcio Lemos

Campeão gross: Antenor Naspolini

Veja também:

Felipe Navarro, Marcos Negrini e Lauren Grinberg são os campeões do Campeonato Bandeirantes Felipe Navarro, Marcos Negrini e Lauren Grinberg são os campeões do Campeonato Bandeirantes
Rodrigo Lee confirmado para disputar o 69º ECP Brazil Open Rodrigo Lee confirmado para disputar o 69º ECP Brazil Open
Segundo módulo do Programa de Treinadores de Golfe no Brasil, acontece de 25 a 27 de março, em São Paulo Segundo módulo do Programa de Treinadores de Golfe no Brasil, acontece de 25 a 27 de março, em São Paulo
Fairmont Rio Golf Weekend acontece em abril no Campo Olímpico de Golfe Fairmont Rio Golf Weekend acontece em abril no Campo Olímpico de Golfe
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software