Lista/Grade

Arquiteto americano Gil Hanse irá projetar o campo de golfe para as Olímpiadas no Rio de Janeiro

Foto: Henrique Fruet

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, anunciaram na tarde da quarta-feira, dia 7, o americano Gil Hanse como ganhador do concurso para a escolha do designer do campo de golfe olímpico. O anúncio foi feito numa cerimônia no local onde o campo será construído, numa área da Barra da Tijuca, localizado na reserva de Marapendi, e ao lado do condomínio de luxo Riserva Uno.

A empresa vencedora do concurso internacional ficará responsável pela execução do projeto, orçado em R$ 60 milhões.

Hanse fez uma parceria com a ex-golfista Amy Alcott, campeã de 29 torneios do LPGA Tour, entre eles quatro majors. Hanse se comprometeu a acompanhar pessoalmente a construção do campo. Seu projeto pretende aproveitar as formações naturais do terreno e preservar os contornos naturais do local, exigindo uma movimentação mínima de terra. De acordo com o masterplan exibido no site do designer, o campo olímpico masculino terá par 71 e 7.220 jardas.

3D do buraco 17 (Arte: Hanse Golf Course Design)

“Queremos aproveitar a oportunidade para dizer o quão honrados nos sentimos de ter sido selecionados para desenhar o campo de golfe para os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro”, disse Hanse. “Obrigado à cidade do Rio de Janeiro, ao Comitê Organizador Rio 2016 e à Federação Internacional de Golfe por depositar sua confiança em nós para entregarmos um campo que se tornará o primeiro a sediar o golfe nas Olimpíadas desde 1904”, completou.

O valor total da obra virá da iniciativa privada, uma vez que o dono do terreno, junto com uma construtora, terá como contrapartida a permissão por parte da Prefeitura do Rio para a construção de até 23 prédios comerciais e residenciais, de até 22 pavimentos, em 7% da área.

“Esta parceria faz com que o campo de golfe seja construído sem um tostão de dinheiro público”, afirmou o prefeito Eduardo Paes, que assim como na última terça-feira, esteve acompanhado de membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), e do presidente do comitê organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

O contrato tem validade de 25 anos e o campo de golfe será aberto ao público, de acordo com a Prefeitura, após a realização dos Jogos. Uma organização social mantida por outro grupo privado ficará responsável pela manutenção do local.

O Comitê Organizador Rio 2016 fez uma menção de reconhecimento à Confederação Brasileira de Golfe no comunicado em que informa a escolha de Gil Hanse como designer do campo de golfe olímpico.

“O Rio 2016T reconhece ainda o apoio e a participação da Confederação Brasileira de Golfe durante o processo seletivo”, diz o informativo, depois de explicar que os projetos foram avaliados por um júri composto pelo Presidente da Federação Internacional de Golfe (IGF, na sigla em inglês), Peter Dawson; pelo Presidente do Rio 2016T, Carlos Arthur Nuzman; pelo Assessor da Presidência da Empresa Olímpica Municipal, Augusto Ivan; e pelo integrante do Comitê Consultivo de Golfe do Rio 2016T, Armínio Fraga.

“Esse campo representa o começo de um novo capítulo na história do esporte. Ele vai permitir ao Rio que sedie eventos importantes no calendário internacional e será um exemplo de sustentabilidade e preservação de uma área ambiental protegida”, disse Carlos Arthur Nuzman.

Clique aqui para conhecer os campos feitos pela Hanse Golf Course Design.

 

Divulgação

Edição: 

Veja também:

21/03/2012 21/03/2012
21/03/2012 21/03/2012
Brasil Golf Show Brasil Golf Show
Imperial Golf Club, novo campo em Bragança Paulista (SP) Imperial Golf Club, novo campo em Bragança Paulista (SP)
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software