Lista/Grade

USGA penalizou corretamente Dustin Johnson no US Open?

Olá Golfistas,

No último dia do 116º US Open, no Oakmont Country Club, Filadélfia, Pensilvânia, e mais precisamente no buraco 5, iniciou-se uma das maiores discussões sobre regras já enfrentada ultimamente pela USGA.

O Jogador Dustin Johnson, liderando o torneio, vê sua bola se mover, afasta e chama um árbitro. Fala ao árbitro que não foi o causador do movimento da bola. O árbitro manda prosseguir e não acusa nenhuma penalidade.

Quando DJ chega ao buraco 12, um árbitro se aproxima e informa que o vídeo da situação no buraco 5 foi revisto e que existe a possibilidade de haver uma penalidade de uma tacada por ele mover a bola. Dustin reafirmou que ele não moveu a bola. O árbitro perguntou se ele poderia informar algum outro motivo para a bola se mover, e a resposta foi não.

Ao final, antes de entregar seu cartão Dustin e o Diretor do torneio Jeff Hall reviram o vídeo e a penalidade foi confirmada.

Dustin Johnson

Dustin Johnson

A Decisão foi correta?

Muitos, mas muitos mesmo, saíram em defesa de DJ, principalmente os profissionais do circuito, que aproveitaram para criticar a USGA.

A primeira falha que muitos estavam cometendo, inclusive jogadores, era dizer que não poderia haver penalidade, pois o jogador não preparou a tacada (addressing the ball). A regra diz que um jogador prepara sua tacada quando coloca o taco imediatamente à frente ou atrás da bola (grounded the club).

Ora, todos viram que ele não fez isso, pois ele colocou o taco ao lado da bola, logo, não “addressed the ball”. Então, essas pessoas acreditam que a regra 18-2b deva ser invocada, pois ela informa que se o jogador preparou a tacada e a bola move, ele paga uma tacada de penalidade. Logo, se não preparou e a bola moveu, não há penalidade. Infelizmente estas pessoas não estão atualizadas com as regras.

Uma das mudanças nas regras introduzidas neste ano de 2016 foi exatamente a exclusão da regra 18-2b, ou seja, independentemente do jogador ter preparado ou não a tacada, só será levado em conta o que provocou o movimento da bola.

Um segundo ponto que muitos comentaram é que se Dustin Johnson não voltou sua bola ao local antes do movimento, ele deveria sofrer duas tacadas de penalidade de acordo com a Penalidade Geral da Regra 18 que diz que se a bola movida não for recolocada o Jogador sofre duas tacadas de penalidade.

O problema é que poucos notaram que o árbitro ao chegar no buraco 5 perguntou ao DJ se ele tinha “grounded” (colocado o taco no chão) e ele respondeu que não, levando o árbitro a acreditar no que ele falou e mandar continuar a partida. Não estou dizendo que ele mentiu (todos viram ele colocar o taco no chão), pois acredito que ele também tenha se esquecido das mudanças nas regras e pensou que o árbitro estivesse perguntando se ele “addressed” (preparou a tacada).

Analisando o vídeo, em minha opinião, a USGA acertou em assinalar uma tacada de penalidade, pois não há outro motivo para a bola se mover, e principalmente porque o movimento se deu quase que imediatamente após ele ter tocado o solo com o taco.

Não consigo ter a mesma convicção quanto ao fato de no buraco 12 o árbitro avisar ao Jogador que ele “poderá” ter uma penalidade, colocando-o “sobre aviso” e informando os demais jogadores do torneio, e só ao terminar e em conjunto com o jogador, analisando o vídeo, confirmar a penalidade.

Acredito que eles deveriam ouvir o jogador no buraco 12 e ali mesmo decidir aplicando a Decisão 18-2/0.5 (Padrão do Peso das Evidências utilizado para determinar se o jogador causou o movimento de sua bola) e se mesmo assim tivessem dúvida, atuar em favor do campo, ou seja, contra o jogador. O que foi feito, porém só ao término da volta.

Até a próxima,
J. Nabuco

Edição: 

Veja também:

07/07/2016 07/07/2016
27º Campeonato Amador Pré-Juvenil e Juvenil de Golfe acontece no Alphaville Graciosa 27º Campeonato Amador Pré-Juvenil e Juvenil de Golfe acontece no Alphaville Graciosa
Aberto do Petrópolis dias 16 e 17 de julho Aberto do Petrópolis dias 16 e 17 de julho
07/07/2016 07/07/2016
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software