Lista/Grade

Quem pode marcar a bola no Green?

Olá Golfistas,

Um jogador, em uma partida por buracos (Match Play), marca e levanta a bola de seu adversário, que estava na sua linha de putt, sem o conhecimento dele. Qual a penalidade?

Foto: Luiz Amaral

Foto: Luiz Amaral

Em um jogo de golfe, ocorrências das mais inesperadas podem acontecer e as Regras do Golfe devem sem capaz de, na medida do possível, cobrir estas situações. Existem casos que várias regras estão interligadas para resolver uma situação ou acontecimento.

Por exemplo, o simples fato de marcar e levantar a bola no green pode envolver várias Regras, dependendo da situação. Veja a seguir:

A Regra 16-1b define que o jogador tem o direito de levantar e limpar a sua bola:

Uma bola que está no green pode ser levantada e, se desejado, ser limpa. A posição da bola deve, obrigatoriamente, ser marcada antes da bola ser levantada, e a bola deve, obrigatoriamente, ser recolocada (ver Regra 20-1).

A Regra 20-1 define quem pode levantar a bola, quando a regra assim o permitir:

Uma bola a ser levantada em conformidade com as Regras pode ser levantada pelo jogador, seu parceiro ou outra pessoa autorizada pelo jogador. Em qualquer destes casos, o jogador é o responsável por qualquer infração às Regras.

A Regra 20-3a determina quem deve recolocar uma bola levantada:

Foto: Luiz Amaral

Foto: Luiz Amaral

Uma bola a ser recolocada em conformidade com as Regras deve, obrigatoriamente, ser recolocada por qualquer um dos seguintes: (i) pela pessoa que levantou ou moveu a bola, (ii) pelo jogador, ou (iii) pelo parceiro do jogador.

A Regra 18-3b cobre situações onde uma bola em repouso foi deslocada por Adversário em Jogo por Buracos (Match Play):

A menos que as Regras estabeleçam algo em contrário, exceto ao procurar a bola de um jogador, se a bola for deslocada, tocada propositadamente ou seu deslocamento for provocado por um adversário, seu caddie ou equipamento, o adversário incorre a penalidade de uma tacada. Se a bola for deslocada, deve, obrigatoriamente, ser recolocada.

E por último, a Regra 18-4 cobre situações onde uma bola em repouso foi deslocada por co-competidor em Jogo por tacadas (Stroke Play):

Se um co-competidor, seu caddie ou equipamento deslocar, tocar ou provocar o deslocamento da bola de um jogador, não há penalidade. Se a bola for deslocada, deve, obrigatoriamente, ser recolocada.

Agora, com o entendimento das regras, podemos responder a pergunta formulada acima:

O Jogador incorre na penalidade de uma tacada, de acordo com a regra 18-3b.

Como a bola estava no green, ela poderia ser levantada e limpa (Regra 16). O Jogador poderia ter autorizado o adversário, ou qualquer pessoa, a levantar a sua bola (Regra 20), mas isso não aconteceu. Logo, o jogador que levantou a bola de seu adversário sem autorização, violou a regra 18 ao tocar a bola em repouso. Como trata-se de uma partida Match Play, o item 3b da Regra 18 determina que este jogador terá uma penalidade de uma tacada.

Não basta entender ou estudar algumas regras. É importante entender todo o conjunto, os conceitos, as definições, as regras e as interligações entre elas.

Até a próxima,

  1. Nabuco
Edição: 

Veja também:

Taça Escudo: Arujá vence rodada no Clube de Campo e salta da 6ª posição para a liderança Taça Escudo: Arujá vence rodada no Clube de Campo e salta da 6ª posição para a liderança
19º Aberto da Associação Esportiva São José 19º Aberto da Associação Esportiva São José
Circuito de Primavera do São Paulo Futebol Clube no Terras de São José Circuito de Primavera do São Paulo Futebol Clube no Terras de São José
Australiano Jason Day mantém liderança do ranking mundial de golfe Australiano Jason Day mantém liderança do ranking mundial de golfe
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software