Lista/Grade

Quando uma Bola Provisória passa a ser a Bola do Jogo?

Olá Golfistas,

Divulga;'ao

Divulga;’ao

De acordo com a regra 27-2a, se uma bola puder estar perdida fora de um azar de água ou fora de campo, para não perder tempo, o jogador pode jogar uma bola provisória. Ele deve informar seu adversário ou um co-competidor, que pretende jogar uma bola provisória, e deve jogá-la antes de procurar a bola original (ou seu parceiro ir procurá-la).

Seguindo este procedimento, um jogador pode jogar uma bola provisória, e a pergunta é:  Quando ela se torna a bola de jogo?

Para uma bola provisória se tornar a bola em jogo, uma das situações ocorrer deve ocorrer:

  • O procedimento acima não foi seguido, ou seja, não anunciou que era uma bola provisória;
  • Procurou a bola por mais de 5 minutos;
  • Deu uma tacada na bola provisória de um ponto próximo ou mais perto do buraco do provável local onde poderia estar a bola original;

Para todas estas situações, aplica-se uma tacada de penalidade e deve-se abandonar a bola original (mesmo se ela for encontrada depois).

Se nenhuma das situações acima ocorrer, e a bola original for encontrada, a bola provisória deve ser abandonada e todas as tacadas e penalidades ocorridas durante o jogo da bola provisória devem ser descartadas.

 

Vejamos agora uma situação interessante, quando encontramos a bola original, porém ela está em uma posição desfavorável e o jogador declara bola injogável.

Ele pode continuar com a bola provisória já jogada?

Não! ( Decisão 27-2/1). A bola provisória deve ser abandonada e outra bola deve ser jogada usando uma das três opções de bola injogável  (Regras 28), pagando uma tacada de penalidade:

  • Dropar a bola o mais próximo possível de onde deu sua última tacada,
  • Dropar a bola na linha imaginária formada pela bandeira e o ponto onde parou a bola, o quando quiser para trás.
  • Dropar a dois tacos de distância do ponto onde a bola parou, não mais próximo da bandeira.

Outra situação igualmente interessante é a seguinte (relatada na Decisão 27-2b/2):

Em um buraco curto, a tacada de A, executada da área do tee, talvez tenha enviado a bola para fora de campo ou ela esteja perdida. Ele então joga uma bola provisória, que emboca. A não deseja procurar sua bola original. B, oponente ou co-competidor de A, vai procurá-la. Quando a bola provisória se torna a bola em jogo?

Por equidade (Regra 1-4), a bola provisória se torna a bola em jogo assim que A a retira do buraco, desde que sua bola original não tenha sido encontrada dentro de campo, dentro do período de cinco minutos, contados a partir do momento em que B começou a procurar por ela.

Até a próxima,
J. Nabuco

Edição: 

Veja também:

Golfistas brasileiros jogam na Austrália em busca da vaga olímpica Golfistas brasileiros jogam na Austrália em busca da vaga olímpica
Rodrigo Lee e Daniel Stapff iniciam temporada do PGA Tour Latinoamérica Rodrigo Lee e Daniel Stapff iniciam temporada do PGA Tour Latinoamérica
Daniel Ishii e Thomas Sampaio vencem o Aberto de Duplas do Estado do Rio de Janeiro Daniel Ishii e Thomas Sampaio vencem o Aberto de Duplas do Estado do Rio de Janeiro
Tour Nacional Juvenil no Itanhangá Golf Club Tour Nacional Juvenil no Itanhangá Golf Club
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software