Lista/Grade

Qual a penalidade por bater a bola em um tee errado?

Nesta artigo vamos falar sobre uma definição muito simples das Regras do Golfe, mas que quase sempre gera algum tipo de dúvida, em certas situações. Trata-se da área do tee e a primeira tacada de um buraco.

Antes de mais nada, vamos alinhar as definições:

Divulgação

Divulgação

Área do Tee (Teeing Ground)

Área do tee é o lugar onde se inicia o jogo de um buraco. É uma área retangular com profundidade igual ao comprimento de dois tacos, frente e lado definidos pelos limites externos das suas duas marcas. Uma bola está fora da área do tee quando toda ela está fora dela.

Se um jogador, ao iniciar um novo buraco, bate a bola a partir de um tee errado, ou fora da área do tee, definida para aquele buraco, qual seria a penalidade a ser aplicada?

Este é mais um caso para ficarmos atentos às diferenças nas regras quando estamos jogando uma partida por buracos (match play) ou por tacadas (stroke play).

Vamos ver a regra 11-4. Note que esta regra é dividida em duas – uma para jogo por buracos e outra para jogo por tacadas:

Regra 11-4 Jogar Fora do Tee

  1. Jogo por Buracos

Se, ao começar um buraco, um jogador jogar uma bola de fora da área do tee, não há penalidade, mas o adversário pode exigir imediatamente que jogador anule a tacada dada e jogue outra bola de dentro da área do tee.

2. Jogo por Tacadas

Se, ao começar um buraco, um jogador jogar uma bola de fora da área do tee, ele incorrerá na penalidade de duas tacadas e terá que jogar uma bola de dentro da área do tee.

Se o competidor der uma tacada da área do tee do buraco seguinte sem primeiro corrigir o erro, ele será desclassificado.

Uma tacada executada de fora da área do tee, bem como quaisquer tacadas dadas pelo competidor no jogo do buraco, antes de corrigir seu erro não serão contadas no escore.

Note então que se o jogo for por tacadas (stroke play), o jogador será penalizado com duas tacadas e deve corrigir o erro, e se for por buracos (match play) não haverá penalidade e o oponente decide se deve cancelar ou não a tacada dada.

Até a próxima,
J. Nabuco

Edição: 

Veja também:

Muita diversão, além do golfe, em Punta Cana no feriado de novembro Muita diversão, além do golfe, em Punta Cana no feriado de novembro
III Torneio Beneficente São Joaquim Apoio à Maturidade levou 64 golfistas ao Quinta da Baroneza Golfe Clube III Torneio Beneficente São Joaquim Apoio à Maturidade levou 64 golfistas ao Quinta da Baroneza Golfe Clube
Wish Resort Foz do Iguaçu realiza quarta etapa do Circuito Iguassu Falls 2015 Wish Resort Foz do Iguaçu realiza quarta etapa do Circuito Iguassu Falls 2015
Paulo Mattos vence Aberto da Associação Esportiva São José Paulo Mattos vence Aberto da Associação Esportiva São José
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software