Lista/Grade

O que vai mudar nas Regras do Golfe em 2016?

A cada 4 anos os conselhos da USGA (United States Golf Association) e da R&A (Royal and Ancient Golf Club of St Andrews) se reúnem e preparam as modificações nas regras para o próximo quadriênio.

O que já está certo para 2016-2019 é a Regra 14-1b. Esta nova regra trata da forma em que o taco é apoiado no corpo ao executar uma tacada. Situação que ocorre principalmente ao usar os famosos putters longos ou Belly Putters.

Veja como será a regra:

14-1b Anchoring the Club
In making a stroke, the player must not anchor the club, either “directly” or by use of an “anchor point.”
Note 1: The club is anchored “directly” when the player intentionally holds the club or a gripping hand in contact with any part of his body, except that the player may hold the club or a gripping hand against a hand or forearm.
Note 2: An “anchor point” exists when the player intentionally holds a forearm in contact with any part of his body to establish a gripping hand as a stable point around which the other hand may swing the club.

Em uma tradução livre, temos que não mais será permitido, ao executar uma tacada, apoiar o taco no corpo, seja diretamente o taco ou usando um ponto de apoio. “Diretamente” significa apoiar o taco ou o grip no corpo, exceto se for no antebraço. “Ponto de apoio” seria o caso de manter o antebraço junto ao corpo como apoio ao fazer o swing.

Veja que essa regra não transforma os Putters longs em ilegais para o jogo, como muito se tem falado nos últimos anos, e sim a forma que estes devem ser usados.

Mas o que está por trás disso? Por que esta nova regra?

Nos últimos trezentos ou quatrocentos anos o jogo de Golfe tem sido um desafio de concentração e habilidades. O conceito de “swing” não pode ser alterado. E este conceito preserva o fato de um movimento livre com o taco, afastado do corpo. Um balanço. Uma habilidade desenvolvida.

Ao usar um ponto de apoio esse movimento de swing fica completamente descaracterizado, e portanto deve ser evitado.

Veja abaixo alguns exemplos do que será proibido:

Foto: divulgação

PROHIBITED: The club is intentionally in contact with the player’s body.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

a3

 

 

 

a4

 

 

 

 

 

 

 

 

E veja como uso do putter longo ou Belly será permitido. Note que nem o taco nem o antebraço ficam como ponto de apoio:

PERMITTED: With this long putter, the player is not anchoring because neither the club, the hands nor the forearms are directly in contact with the body.

a6

 

 

 

 

 

 

 

 

Por enquanto, ou seja, até o dia 31/12/2015 essas alterações ainda não estão válidas e nenhuma penalidade pode ser aplicada. Porém, para os jogadores que fazem uso destes Putters e desta forma de swing, esta informação é muito importante para eles começarem a treinar de forma diferente, em acordo com a futura regra.

A penalidade para infração a esta nova regra será de duas tacadas em jogos stroke play e perda do buraco em jogos match play.

Até a próxima,
J. Nabuco

 

Edição: 

Veja também:

18/06/2015 18/06/2015
18/06/2015 18/06/2015
Torneio entre amadores e caddies no Terras de São José Torneio entre amadores e caddies no Terras de São José
Uma Harley-Davidson para quem fizer hole in one no Guarujá Golf Club Uma Harley-Davidson para quem fizer hole in one no Guarujá Golf Club
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software