Lista/Grade

O que são Obstruções Fixas Temporárias?

Olá Golfistas,

Campo Olímpico do Rio de Janeiro

Campo Olímpico do Rio de Janeiro

Em algumas competições, principalmente as que assistimos pela televisão, é comum vermos construções temporárias como uma tenda, torres de televisão, arquibancadas, sanitários, e outras, que são construídas ou montadas apenas para aquele evento.

Isso é tratado pelas Regras do Golfe no apêndice Ap.I-a-4b. Este apêndice define as TIO (Temporary Immovable Obstructions), ou Obstruções Fixas Temporárias (OFT em nosso livro em português), assim como o procedimento de alívio sem penalidade quando, entre outras situações, a TIO interfere com a linha de jogo do jogador.

Note que não são obstruções tratadas pela Regra 24 e a existência das TIOs deve estar na regra local ou condição da competição para ter validade.

Ou seja, somente neste caso, é possível ter alívio de obstruções quando a mesma interfere na linha de jogo.

E como é determinado o local de drop para obter alívio de uma TIO na linha de jogo?

Em primeiro lugar, deve-se determinar o primeiro ponto onde a Obstrução Fixa Temporária não mais interfere na linha de jogo. A partir deste ponto, mede-se um taco para garantir o total alívio e marca o segundo ponto.

A partir deste segundo ponto, marca-se mais um taco de distância, não mais perto da bandeira e dropa-se a bola neste intervalo (entre o segundo ponto e mais um taco). Se a bola não correr mais de dois tacos do ponto onde tocou o solo, ou não parar mais próximo da bandeira, estará em jogo.

Até a próxima,

J. Nabuco

Edição: 

Veja também:

Alphaville Tênis Clube comemora aniversário com golfe Alphaville Tênis Clube comemora aniversário com golfe
Conhecidos os finalistas do 60º Torneio Pé Duro APG Conhecidos os finalistas do 60º Torneio Pé Duro APG
Missa de Sétimo Dia de Ricardo Rossi será nesta sexta-feira Missa de Sétimo Dia de Ricardo Rossi será nesta sexta-feira
Uma grande festa de golfe no 12º Torneio Internacional da APG no PGA National Resort, em Palm Beach Uma grande festa de golfe no 12º Torneio Internacional da APG no PGA National Resort, em Palm Beach
© 2024 Jornal do Golfe. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.
Toborino Software